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ACP quer plano de abate para veículos em fim de vida

Segundo dados revelados pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), em 2021, Portugal tinha em circulação 5,3 milhões de veículos ligeiros de passageiros. Do total, 63% destes tinham mais de 10 anos e 1,2 milhões ultrapassavam os 20 anos. Nesse sentido, o ACP considera que Orçamento do Estado para 2024 (OE 2024) deve ter em conta um plano de abate para veículos.


Plano para veículos em fim de vida e redução de taxas de tributação autónoma

A informação está a ser avançada pela Lusa, que indica que “Para o Orçamento do Estado 2024, a ACAP propõe, no capítulo das tributações autónomas, a redução imediata das taxas em 10%”. A ACAP referiu também que os valores de compra dos veículos estão “completamente desfasados da realidade”, propondo assim “a sua atualização em 20% face aos atuais valores”.

Segundo é referido, o setor automóvel considera ainda “de vital importância” a concretização de um programa de abate de veículos ligeiros de passageiros em fim de vida, com idade igual ou superior a 13 anos.

O Acordo de Competitividade e Rendimentos já prevê a implementação de um plano de abate de veículos em fim de vida, que ainda não foi implementado. A proposta do OE 2024 deverá ser entregue no parlamento na próxima terça-feira, segundo indica a Lusa.

Um veículo sem condições para circular, seja em consequência de um acidente, de uma avaria, do seu mau estado ou por qualquer outro motivo, é considerado um Veículo em Fim de Vida (VFV). O processo de abate do seu VFV é gratuito se veículo estiver completo (se não estiver, poderá haver custos associados).

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