Apesar do Código de Estrada definir vários limites à circulação, nem sempre os condutores cumprem. Por outro lado, os carros que chegam ao mercado conseguem atingir velocidades muito acima do que está definido por lei.
A partir de hoje, 6 de julho será que se vão acabar as multas por excesso de velocidade? Todas não, mas há algo que vai ajudar nesse sentido.
A tecnologia direcionada para o segmento automóvel tem evoluído bastante. A segurança dos veículos é uma prioridade e nesse sentido as marcas estão conscientes que têm de fazer alguma coisa.
A partir de hoje, segundo a diretiva 2019/2144, todos os veículos novos que sejam vendidos na União Europeia estão obrigados a vir com ISA (Intelligent Speed Assistance), ou seja, um assistente de velocidade inteligente.
A União Europeia tem como objetivo reduzir significativamente o número de acidentes rodoviários e a aposta é na limitação da velocidade. Segundo o que foi referido, é objetivo reduzir as colisões em cerca de 30% e as mortes por acidentes rodoviários em 20%.
Novos Sistemas Obrigatórios
- ISA (Intelligent Speed Assistance): limitador de velocidade automático que vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, o motorista será impedido de exceder os limites de velocidade;
- Sistema de Câmaras de Monitorização Interna: avalia o estado do condutor através de câmaras internas. Avisar o condutor no caso de sonolência e distração (uso de telemóveis, por exemplo). Pode bloquear o veículo se notar que o motorista não está em condições de conduzir por causa de drogas ou álcool;
- Gravador de Dados de Eventos (EDR): Caixa negra do veículo, que regista o que houve no caso de um acidente;
- Sistema de Câmaras e Assistência de marcha atrás: passa a ser obrigatória para todos os veículos, com recurso à câmara e sensores;
- Paragem automática de emergência: o veículo reconhece o sinal vermelho;
- Lane-Keeping Assistance: sistema automático que garante que o veículo não sai da faixa de rodagem de forma abrupta;
- Travagem de emergência automática (AEBS, em inglês): o radar mede continuamente a distância entre os veículos, peões e ciclistas, e faz a travagem de emergência se o motorista não responder em tempo útil;
- Cintos de Segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
- Vidros de segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
- Barra de proteção de impacto lateral: para melhorar a segurança dos ocupantes dos veículos;
- Melhoramento da visão dos motoristas de autocarro e camiões: objetivo é remover pontos cegos dos condutores;
- Sistemas de aviso na frente e lateral do veículo: para detetar e avisar aos motoristas sobre peões e ciclistas na estrada, especialmente nas curvas;
- Sistema automático de monitorização da pressão dos pneus
No que diz respeito ao excesso do limite de velocidade, o ISA alerta o condutor com sinais sonoros. Caso não seja suficiente, o sistema terá a capacidade de “opor-se” à pressão exercida pelo condutor no acelerador. Ainda não se sabe todas as funcionalidades do ISA, pois há construtores que são contra tais medidas.
Há quem defenda, por exemplo, que haja um botão para desligar tudo e outros defendem que não deve existir botão nenhum.
Obviamente que a partir de hoje não se acabam as multas por excesso de velocidade, no entanto, tal medida pode ajudar em muito.