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“2 Rodas: Agarre-se à Vida” quer sensibilizar motociclistas para uma condução segura

A Sinistralidade Rodoviária é um problema global. Por cá, as autoridades vão alertando a população, no sentido de resolver o problema. A terceira de 12 campanhas de sensibilização e fiscalização planeadas para este ano, a “2 Rodas: Agarre-se à Vida”, arrancou na terça-feira, dia 19, e prolongar-se-á até domingo (24).


A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançaram, na terça-feira (19), a campanha “Duas Rodas – Agarre-se à Vida”. Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024, esta é a terceira das 12 campanhas de sensibilização e fiscalização planeadas para 2024.

A decorrer até domingo, dia 24 de março, a campanha visa alertar os condutores, nomeadamente os de duas rodas a motor, para uma condução segura. A ANSR realizará ações de sensibilização em todo o país, enquanto as operações de fiscalização, “com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário”, ficam a cargo da PSP e da GNR.

As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização em Coimbra, Porto, Braga e Lisboa.

Locais e datas

  • Dia 19 de março, às 15h00: IC2 – Km 176.2 N/S – Condeixa;
  • Dia 20 de março, às 09h30: Praça da República – Porto;
  • Dia 21 de março, às 07h00: EN14 – Celeirós;
  • Dia 22 de março, às 10h00: Rua Principal – S. Domingos de Rana, Cascais.

De acordo com um documento sobre a campanha emitido pelas três entidades, “os utilizadores de ciclomotores e de motociclos, quando envolvidos em acidentes rodoviários, têm um risco mais elevado de sofrer consequências graves do que as pessoas que circulam noutros veículos”. Este risco deve-se à sua vulnerabilidade por não possuírem a proteção do habitáculo.

No âmbito da campanha “2 Rodas: Agarre-se à Vida”, as autoridades deixam alguns conselhos:

| Aos motociclistas

Apesar de não ser obrigatório, os motociclistas também devem utilizar luvas (em caso de acidente protegem as mãos, que instintivamente vão logo ao chão), casaco (com proteção dos ombros, coluna e cotovelos), botas (devem ser específicas para motociclistas, dado que possuem proteções nos pontos mais vulneráveis em caso de queda), calças (em pele ou material têxtil, com proteção “CE”, permitem a proteção das ancas, dos joelhos e das canelas) e AirBag (há modelos disponíveis de elevada qualidade a preços acessíveis).

| Aos restantes condutores

A ANSR apela a que todos os condutores se juntem a este compromisso de combate à sinistralidade rodoviária, e contribuam para o propósito de salvar vidas e chegar às 0 mortes na estrada.

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