O IUC é um imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo automóvel (e não sobre a circulação), pago até o veículo ser abatido, cujos valores são atualizados todos os anos em janeiro. O IUC vai aumentar para dois milhões de carros. Saiba quanto vai pagar a mais (e há uma novidade)…
Carros mais antigos vão ter de pagar mais 25 euros…
Pessoas ou entidades que tenham automóveis, barcos de recreio ou aeronaves registados em seu nome, têm de pagar anualmente o Imposto Único de Circulação (IUC). Tal como estava previsto, o Governo vai aumentar o IUC já em 2024 como forma de compensar os descontos nas portagens – pelo menos é a informação que está na proposta de orçamento de estado.
Segundo a CM o executivo vai penalizar automóveis anteriores a 2007, ou seja, com mais de 16 anos. No entanto, por outro lado, o dinheiro dado para abate dá para trocar de carro ou bicicleta elétricos. Esse montante será atribuído por via do Fundo Ambiental.
O IUC é o imposto que substitui o antigo “selo do carro” e não deve ser confundido com o ISV, que é um imposto pago apenas quando o veículo é matriculado pela primeira vez em Portugal.