Este ano a conferência Build voltou a trazer as novidades que se esperam que venham a marcar o universo da Microsoft para os próximos meses. As mais importantes centraram-se no Windows 10 e na nova actualização que se espera surja dentro de alguns meses.
Dessas novidades destaca-se o Windows Ink, um ataque forte da Microsoft aos ecrãs de toque e que vão dar a este sistema operativo novas capacidades. O Windows Ink chegou aos Insiders, numa nova build que foi agora disponibilizada.
A Actualização de aniversário do Windows 10 está prometida para ser lançada daqui a alguns meses. Esta será a primeira grande actualização do Windows e trará muitas novidades que os utilizadores esperam.
Se muitas das novidades desta actualização tinham já sido apresentadas em builds anteriores, a mais recente trouxe agora o Windows Ink e todas as capacidades que se esperam que os ecrãs de toque e as canetas venham dar ao Windows 10.
O Windows Ink será uma novidade absoluta neste Windows e dará aos utilizadores a liberdade para escreverem e desenharem directamente o ecrã, tomando notas e fazendo desta área uma tela que pode ser explorada ao máximo.
Vão ser três modos/áreas que irão existir para já, dando a liberdade total a todos os que puderem explorar esta novidade.
No Sketchpad vão poder desenhar de forma livre e usar a régua disponibilizada para traçar linhas mais precisas. Com o Screen Sketch podem tomar notas directamente nas aplicações e depois partilhá-las de forma simples. Por fim as Sticky Notes estão mais simples de usar, podendo a escrita ser feita directamente no ecrã sendo esta reconhecida de imediato.
A Microsoft deu ainda à sua caneta algumas novas opções, acessíveis directamente nas configurações do próprio Windows 10.
Agora que está no programa Insider, o Windows Ink vai ser testado de forma intensiva pelos utilizadores e estará pronto para ser lançado quando a actualização de aniversário chegar a todos.
Esta nova build do Windows 10 traz ainda algumas novidades extra, nomeadamente melhorias no Menu Iniciar, uma Cortana que pode ser usada no ecrã de bloqueio e até mudanças visuais na área de notificação.
A aposta da Microsoft nos desenvolvimentos deste novo Windows parece estar a funcionar e as novidades não param de surgir.