Com o Windows 10, a Microsoft criou várias novas ferramentas para ajudar os utilizadores e para proteger o próprio sistema operativo. O Windows Defender e todas as suas novidades são um exemplo disso.
Este antivírus ganhou agora uma novidade que o torna único no mundo da segurança. Passou a poder correr numa sandbox, trazendo mais segurança e tornado-o agora o único que tem esta capacidade.
Depois de ter descoberto que é possível agir diretamente sobre o antivírus e assim comprometê-lo e ao próprio sistema, a Microsoft começou a preparar esta solução para o Windows Defender.
Colocou-o a correr numa sandbox e assim conseguiu isolá-lo do sistema operativo e das aplicações que pretende defender. As aplicações maliciosas não conseguem assim aceder ao Windows e às áreas protegidas.
Agora que esta pronto, a Microsoft está a disponibilizar esta novidade gradualmente aos utilizadores, aumentando assim a segurança do próprio Windows 10.
Como ativar a sandbox do Windows Defender
Mesmo estando a ser lançado gradualmente, é possível ativar a novidade do Windows Defender já, bastando ativar uma simples flag do Windows 10 via DOS.
Basta que lancem um terminal de DOS, com permissões de administrador, e que executem o código “setx /M MP_FORCE_USE_SANDBOX 1“. Depois do comando executado, devem reiniciar o Windows para que este seja aplicado.
Como desativar a sandbox do Windows Defender
Caso pretendam, podem também alterar depois esta definição, removendo o Windows Defender da sandbox e colocando-o a ser executado ao mesmo nível de qualquer aplicação do Windows 10.
Para isso lancem novamente um terminal de DOS, com permissões de administrador, e executem o código “setx /M MP_FORCE_USE_SANDBOX 0“. Depois deste comando ser executado, devem reiniciar o Windows para que este seja aplicado.
Esta é mais uma excelente novidade para o Windows Defender e para o Windows 10, que assim está mais seguro e mais capaz de proteger os utilizadores, garantindo que não existem acessos indevidos a áreas que deviam estar protegidas.