Pplware

Windows 8.1 RT vai receber Menu Iniciar na próxima actualização

O Windows 10 é a mais recente novidade da Microsoft no campo dos sistemas operativos e é o espelho do que de melhor esta empresa sabe fazer. Tem várias novidades, a vários níveis, sempre com o intuito de tornar o Windows melhor e mais simples de usar.

Mas a verdade é que a Microsoft acabou por ter de deixar para trás o Windows RT e todos os equipamentos que o usam. A decisão de não criar uma versão RT do Windows 10 foi propositada e consciente.

Mas parece que afinal a versão RT do Windows não morreu e em breve vai surgir uma actualização, que trará o Menu Iniciar para o Windows 8.1 RT.

Desde que anunciou o Windows 10, de forma oficial, que a Microsoft estabeleceu qual seria o futuro do Windows RT. Todos os dispositivos que correm esta versão do Windows, para arquitecturas ARM, não iam ter acesso à actualização para a nova versão.

Mas mesmo com o abandonar desta plataforma a Microsoft garantiu sempre que estaria a trabalhar numa actualização, que se esperava que trouxesse apenas algumas melhorias a nível do próprio sistema, sem grandes alterações estéticas ou novas funcionalidades.

Mas a verdade é que a Microsoft está a preparar-se para introduzir no Update 3 algo que muitos esperavam ver há á algum tempo. Falamos do Menu Iniciar, mas não da mesma forma que o Windows 10 tem hoje.

A versão que vai ser trazida para o Windows 8.1 RT é baseada nas primeiras versões surgidas nas builds de testes do Windows 10. Não terá assim todas as novidades e as funcionalidades.

A escolha por esta versão do Menu Iniciar é simples de justificar. Na verdade o código usado foi criado no próprio Windows 8.1 e por isso é simples de transpor para a plataforma.

Esta será na verdade a única novidade de peso para a actualização que vai ser lançada para o Windows 8.1 RT. Algumas que se esperavam que fossem incorporadas vão ficar de fora, muito por culpa da inexistência das APIs necessárias, que a Microsoft não quer estar a incorporar no Windows RT.

As aplicações da ModernUI vão continuar a estar limitadas a essa interface, não funcionando em modo de janela, como acontece no Windows 10. Também o próprio Continuum/Tablet Mode e a plataforma das Aplicações Universais vão ficar fora do RT, também por culpa da inexistência das necessárias APIs do Windows.

A chegada desta actualização estava prevista para o mesmo dia do lançamento do Windows 10 o dia 29 de Julho, mas devido a problemas não conhecidos foi adiada para data posterior.

Está assim preparada a possível última actualização do Windows RT, que faz a ponte com o Windows 10, não tendo no entanto todas as funcionalidades que seriam esperadas.

Exit mobile version