O Windows 11 é um palco onde a Microsoft tem estado a testar muitas novidades para o seu sistema operativo. São muitas alterações na interface, ao mesmo tempo que procura torná-lo ainda mais rápido e até mais eficiente.
A última build do sistema da Microsoft traz agora uma novidade interessante. Finalmente volta os testes com os separadores do Explorador de ficheiros, para permitir uma utilização mais fácil e concentrada numa única interface.
A ideia de ter separadores nas aplicações do Windows não é nova. Já os temos em várias aplicações criadas por terceiros, e a própria Microsoft também explorou esta possibilidade no Windows 10. Conhecidos como Sets, acabaram por ser abandonados pela gigante do software.
Com a build 22572 do Windows 11, lançada há poucas horas, estes separadores regressam. Não estão acessíveis de forma direta, mas com recurso a uma ferramenta, podem ser ativados e explorados. Apenas desta forma, pelo menos para já, é possível ter acesso a esta novidade.
File Explorer tabs are back! (Windows 11 22572, feature 34370472) pic.twitter.com/U3t10Affdq
— Rafael Rivera (@WithinRafael) March 9, 2022
Do que pode ser visto, a nova abordagem dos separadores está a funcionar como pretendido e sem problemas aparentes. A interface ajusta-se e em caso de existirem demasiados separadores, é possível navegar nesta lista. De resto, é a conhecida interface do explorador.
Está ainda limitado aos exploradores de ficheiros, mas certamente deverá ser alargado a outras aplicações do Windows 11. Não há ainda um calendário definido e nem sequer informação concreta da Microsoft para o lançamento oficial desta opção.
Here's how the overflow looks. pic.twitter.com/7JyNrKvsCJ
— Xeno (@XenoPanther) March 9, 2022
A Microsoft parece assim seguir novamente uma das funcionalidades mais pedidas ao longo dos anos. Os utilizadores querem separadores nas aplicações como têm atualmente no Edge, para facilitar a sua utilização numa base diária no Windows 11.