O Windows 10 chegou e ocupou o seu espaço, que se sabia ser mais do que aguardado. Este sucesso demonstra bem do interesse dos utilizadores nesta versão, que o esperavam há já vários meses.
A Microsoft tem sido bastante reservada nos números que apresenta sobre a instalação do Windows 10, mas surgem já valores que mostram que o este novo Windows está já a ultrapassar outras versões.
Os primeiros números da utilização do Windows 10 vêm compará-lo com a concorrência, não apenas fora da Microsoft, mas também dentro do seu espectro.
Os valores que surgem agora dizem apenas respeito aos poucos dias em que esteve em utilização, tendo sido lançado no passado dia 29 de Julho.
Ao todo o Windows 10 tem já uma percentagem de utilização que atinge os 3,69, o que representa uma subida meteórica face aos valores que tinha antes do seu lançamento. No início da semana de 27 de Julho a sua utilização rondava os 1,36%.
É claro que estes números foram conseguidos à custa das restantes versões do Windows, e aparentemente quem sofreu mais com a sua chegada foi o Windows 7 e o Windows 8.1, a partir de onde era possível fazer a actualização de forma gratuita.
Mas os números por si não representam muito, tendo um impacto muito maior se comparados com os restantes. E é aqui que o Windows 10 volta a brilhar.
Desta comparação ficamos a saber que bastaram 10 dias para que o Windows 10 conseguisse ultrapassar o Windows 8, a primeira versão que deu origem à mudança que hoje temos.
Os próximos alvos deste crescimento vão ser o Windows XP e o OSX, mas para isso o Windows 10 terá de aproximar muito mais de valores na casa dos 2 dígitos, onde estes alvos estão, com 9,94% e 8,07%, respectivamente.
O domínio no campo dos sistemas operativos continua a pertencer ao Windows 7, com uns invejáveis 53,31%. Em segundo lugar temos o Windows 8.1, com uns muito longínquos 15,25%.
Foi à custa destes dois sistemas que o Windows 10 cresceu. A perda combinada do Windows 7 e 8.1 foi de 2,27%, tendo o Windows 10 crescido 2,33%.
A fonte destes números é a StatCount, um dos mais fiáveis e independentes serviços de estatísticas, que regista os valores por acesso a servidores Web.
Que o Windows 10 estava a crescer de forma bem sustentada todos sabíamos, mas agora ficou provado que está já a ultrapassar outros sistemas e a iniciar a sua cavalgada até ao topo.