Pplware

O Windows 10 conseguiu finalmente ultrapassar o Windows 7

Desde que lançou o Windows 10 que a Microsoft tem um objetivo bem definido. Este deve ser o sistema operativo mais usado, e quanto mais depressa o atingir melhor.

A sua aceitação não tem sido pacifica e não tem sido tão simples como o esperado. Mas o Windows 10 pode ter dado finalmente o passo rumo ao domínio, tendo agora ultrapassado o Windows 7.


Há vários meses que se esperava que o novo sistema operativo da Microsoft conseguisse ultrapassar o Windows 7 e conseguir assumir a liderança no mercado dos sistemas operativos. Se em vários locais este era já um cenário concretizado, a nível global esta era ainda uma situação por alcançar.

O Windows 10 conquista o pódio

Os mais recentes dados da statcounter mostram agora que foi em janeiro que o Windows 10 conseguiu finalmente ultrapassar o Windows 7. A diferença ainda é reduzida, mas já visível.

O Windows 10 neste momento reclama 42,78% de quota de mercado e o Windows 7 está ligeiramente mais abaixo, com 41,86%. Abaixo destes 2, mas a uma distância bem grande, temos o Windows 8.1, que tinha em janeiro 8,72%.

Curiosamente, o Windows 10 conseguiu ganhar, face a dezembro, 1,09 pontos percentuais. No caso do Windows 7 houve uma quebra, mas muito menor. Este sistema, e face a dezembro, decresceu 0,03 pontos percentuais.

O resto da lista segue com o Windows XP, que tem agora 3,36%, com o Windows 8, que tem 2,44%, e o Windows Vista, que tem 0,74%. Com exceção do Windows Vista, que conseguiu ter mais 0,04 pontos percentuais, todos estes sistemas perderam mercado face a dezembro de 2017.

O cenário do Windows 10 em Portugal

Ao contrário do que podemos ver no mercado global, em Portugal há muito que o novo sistema da Microsoft conseguiu conquistar o seu lugar de topo e segue a crescer de forma sustenta.

A conquista do primeiro lugar aconteceu em abril de 2016, tendo desde essa altura continuado a crescer. Em janeiro o Windows 10 tinha 62,9% de quota de mercado e o Windows 7 já estava longe, com 24,36%.

É provável que outros outras estatísticas mostrem uma realidade ligeiramente diferente, mas a verdade é que este é um movimento que não vai parar e o crescimento do Windows 10 vai continuar, deixando o Windows 7 para trás.

Fonte

Exit mobile version