Cada vez mais completo e com melhores funcionalidades, o Windows 10 tem também crescido em tamanho. Esta é uma consequência natural, mas que não é benéfica para todos.
O resultado para muitos é a impossibilidade de instalação, por falta de espaço em disco. Já mostrámos várias soluções possíveis para o problema, mas hoje trazemos uma ainda mais completa. Vamos mudar a localização da pasta onde o Windows guarda as atualizações.
Nem sempre é simples instalar as mais recentes atualizações do Windows 10. A falta de espaço é quase sempre a causa mais apontada.
Mas e porque não alterar a pasta ou a drive onde o Windows guarda os ficheiros de instalação? Não é um processo simples, mas qualquer um o pode fazer.
Mudar a pasta de descarga das atualizações
Para mudar esta localização vamos ter de primeiro identificar a nova localização, seja ela no mesmo disco, numa partição nova ou até numa outra drive. Garantem com esta mudança que têm sempre espaço disponível para os vários GB que as atualizações tendem a ocupar.
Parar os serviços de atualização
O passo seguinte, e porque vamos mexer no sistema de atualizações do Windows, é parar alguns serviços. Este é necessário porque a pasta habitualmente usada vai deixar de estar disponível durante algum tempo.
Os 2 serviços que querem parar, que devem fazer através do separador Serviços do Gestor de Tarefas, são o BITS e o wuauserv. Cliquem com o botão direito do rato em cima de cada um deles e escolham a opção Parar.
Eliminar a pasta atual e criar a nova
A pasta onde o Windows guarda as atualizações está dentro de C:\Windows e chama-se SoftwareDistribution. Devem por isso eliminá-la e ao seu conteúdo.
Para terminar, e numa janela de DOS com permissões de Administrador, devem executar o comando abaixo. Se quiserem, podem ajustar a nome da pasta. Este irá criar um atalho para a nova pasta onde o Windows irá deixar as atualizações que descarregar.
mklink /J SoftwareDistribution D:\NovaPastaAtualizacoes
O passo final
Agora que todo o processo está feito, com a criação da nova pasta e o link para a mesma, é hora de voltar a lançar os serviços que foram parados antes. Para isso, e no separador Serviços do Gestor de Tarefas, devem escolher o BITS e o wuauserv. Cliquem com o botão direito do rato em cima de cada um deles e escolham a opção Iniciar.
Como fazer este processo de uma única vez
Como puderam ver antes, este é um processo sensível, mas que ainda assim pode ser realizado por qualquer utilizador. Para os que têm algum receio, é possível fazer o processo de forma automática e de uma única vez.
Para tal, devem colocar o código abaixo dentro de um ficheiro de texto e dar-lhe um nome sugestivo e uma extensão .bat. De seguida, só precisam de clicar duas vezes no ficheiro para que o processo decorra automaticamente.
Código para mudar a pasta de descarga das atualizações
net stop wuauserv
net stop bits
if exist C:\Windows\SoftwareDistribution rmdir /S /Q C:\Windows\SoftwareDistribution
rmdir /S /Q D:\SoftwareDistribution
if not exist D:\SoftwareDistribution mkdir D:\NovaPastaAtualizacoes
CD /D C:\Windows
mklink /J SoftwareDistribution D:\NovaPastaAtualizacoes
net start wuauserv
net start bits
Para reverterem o processo, caso queiram ter de volta as atualizações na pasta Windows, só precisam de eliminar novamente a pasta C:\Windows\SoftwareDistribution. O Windows irá criar novamente a pasta quando necessitar.