Pplware

Windows 10 Mobile passou barreira dos 10% no universo Microsoft

O lançamento da versão final do Windows 10 Mobile foi um processo que demorou vários meses. Depois de algumas datas prometidas, chegou finalmente em Março.

Nestes 3 meses que passaram, a sua quota de mercado foi crescendo e este mês atingiu uma nova meta. Está já em mais de 10% dos equipamentos do universo Microsoft.

Este é um valor que a Microsoft provavelmente quereria que fosse mais elevado, mas lentamente o Windows 10 Mobile conseguido ganhar terreno às versões anteriores.

A maioria dos equipamentos que o correm resultam de actualizações e não de vendas de novos equipamentos, o que demonstra que os utilizadores estão a aderir a este novo sistema operativo.

 

O impacto do Windows 10 Mobile no ecossistema da Microsoft

É claro que o Windows 10 Mobile tem ainda de conseguir crescer muito para além dos seus 10,9% para se conseguir equiparar ao Windows Phone 8.1, que tem por agora 78,8% de quota. Os restantes sistemas operativos móveis da Microsoft têm 7,4% (Windows Phone 8.0) e 2,9% (Windows Phone 7.x).

Com o abrandar do crescimento das vendas de smartphones com Windows 10 Mobile e dada a própria estratégia definida pela Microsoft nos últimos tempos (quer com o sistema operativo quer com os Lumia), este crescimento deverá demorar a acontecer.

 

Os fabricantes que usam o Windows 10 Mobile

Sendo a Microsoft o principal fabricante de smartphones que usa o Windows 10 Mobile, não é estranho ver que a sua quota atinja o valor de 98,74%. Os restantes fabricantes quase que não têm expressão, com a Alcatel a atingir os 0,51%, a HTC os 0,19% e a BLU os 0,15%.

Apesar de ser um valor recorde para a Microsoft, mostra também a falta de parceiros interessados em explorar este seu sistema operativo e a sua dependência da própria Microsoft.

Há novos players a chegar ao mercado com o Windows 10 Mobile, como a HP com o seu X3, e a própria Microsoft tem na calha a chegada do Surface Phone, mas isso pouco alterará este cenário e até poderá ser prejudicial ao ser abandonada a linha Lumia.

 

Os dispositivos onde o  Windows 10 Mobile está presente

É também curioso ver que a maior parte dos equipamentos que corre agora o Windows 10 Mobile resultam de actualizações e não de compras de novos equipamentos. Isso prova-se com o primeiro lugar do Lumia 535, com 13,4% e  a segunda posição do Lumia 640, com 11,9%. O primeiro Lumia com Windows 10 Mobile nativo é o 550 e que ocupa a terceira posição, com 11,2%.

Outro dado curioso é que existem três vezes mais Lumias 550, um modelo de entrada de gama, do que o modelo mais premium desta família, o Lumia 950 XL.

Os dados da adduplex agora apresentados mostram uma realidade que muitos sabem que é a existente. O Windows 10 Mobile tem de crescer mais, não apenas dentro da Microsoft mas em todo o universo móvel.

adduplex

Exit mobile version