Pplware

Windows 10: Há 4 anos a Microsoft mostrava a última versão do Windows que vai lançar

A evolução do Windows tem sofrido muitas transformações ao longo dos anos. Com várias versões ainda no mercado, a Microsoft tem conseguido manter o seu caráter de inovação.

Claro que nem todas são consensuais e do agrado de todos, mas a Microsoft tem gerido isso de forma simples. A mais recente versão, o Windows 10, chegou há precisamente 4 anos e trouxe aquela que será a última versão que a Microsoft vai lançar.


As muitas novidades que o Windows 10 trouxe

Foram muitas as novidades que a Microsoft trouxe nesta nova versão do seu sistema operativo. A principal delas, olhando ao Windows 8, foi o regresso do Menu Iniciar. Este chegou, não na sua forma original, mas com melhorias que o fizeram evoluir.

Ligado a esta área temos muitas mais novidades. A principal delas é a assistente virtual da Microsoft. A Cortana integra-se de forma única e permite o controlo de muitas funções do Windows. Está novamente a evoluir e a tornar-se mais independente.

Nem tudo foram coisas boas e houve problemas

Esta versão tem sofrido com alguns problemas. Estes têm alternado entre as atualizações e as questões de privacidade. No primeiro caso a Microsoft tem fortes problemas. Casos como a atualização de outubro do ano passado foram críticos. Houve perda de dados e muitos problemas aos utilizadores

No que toca à privacidade, a guerra da Microsoft é ainda maior. Esta recolhe dados dos utilizadores, supostamente para melhorar o serviço, mas muitas vezes sem comunicar. A empresa tem mudado a sua posição e dado maior controlo aos utilizadores.

Há algo que mudou de forma única e irreversível

Um ponto único que o Windows 10 trouxe foi a sua aproximação ao Linux. Com o WSL temos acesso a várias distribuições e a todo o sistema operativo de forma simples. Este tem amadurecido e tornado-se cada vez melhor. Os planos mais recentes trazem até um kernel próprio para este sistema.

Claro que há muito mais presente no Windows 10. Com desenvolvimentos constantes, fruto do programa Insiders, as novidades são também constantes e sempre testadas até à exaustão. Provavelmente este será mesmo o último Windows a ser lançado, servindo de base a tudo o que no futuro a empresa quiser lançar.

Exit mobile version