Não é segredo nenhum que a Microsoft tem em desenvolvimento novas versões do Windows 10. A sua ideia é cobrir o máximo de plataformas, de preferência com uma experiência de utilização similar ao que o seu atual sistema oferece.
A que mais parece próxima de estar terminada e pronta a surgir é o Windows 10 Lite. Uma nova imagem surgida mostra agora como será a experiência de utilização deste sistema operativo.
É ainda cedo para saber o que a Microsoft tem preparado para o Windows 10 Lite, mas prevê-se que este sistema esteja a ser criado para poder dar uma resposta à Google ao ChromeOS.
A Microsoft quer criar uma proposta que possa ser usada em sistemas com menos recursos e, em especial, dedicada a uma utilização mais simples e mais intuitiva do seu sistema operativo.
É aqui que o Windows 10 Lite vai entrar, oferecendo a mesma experiência de utilização do Windows 10, mas ao mesmo tempo sendo uma versão resumida e simples do mesmo que temos hoje.
Esta imagem surgida agora vem de uma fonte fidedigna e que já teve acesso às primeiras versões deste sistema. Não sendo uma imagem real, é uma reprodução fidedigna da interface que vai ser dada ao utilizador.
Há ainda a indicação de que o Windows 10 Lite vai apenas poder correr UWPs e PWAs, mas a Microsoft estará a procurar uma forma de conseguir correr apps de 32 bits, provavelmente através da criação de contentores onde estas vão estar restritas.
Espera-se que o Windows 10 Lite surja já para a primavera, muito provavelmente na BUILD, esperando-se os primeiros testes durante o verão. Após isso, deverá chegar e tentar conquistar o mercado, com o ChromeOS em vista. Esta nova proposta deverá alargar ainda mais a oferta dos fabricantes, em equipamentos com características muito próprias.