A Microsoft tem desenvolvido o Windows 10 numa série de versões e de plataformas. Procura satisfazer todos os utilizadores e as suas necessidades.
Depois de dar a conhecer o não tão bem-sucedido Windows 10 S, surge agora o Windows 10 Lean, uma versão ainda mais resumida do seu sistema operativo.
São já muitas as versões do Windows 10 que podemos usar no dia a dia. Se algumas são dedicadas ao mundo empresarial e outras ao consumidor caseiro, a Microsoft começou também a olhar para outros mercados, com especificidades muito grandes.
É assim que surge o Windows 10 S, uma versão dedicada ao ensino. Seguindo esta linha, foi agora descoberto o Windows 10 Lean, uma versão mais resumida e que ocupa menos espaço. Comparado com o Windows 10 Pro, esta nova versão exige menos 2 GB de espaço.
Esta é também uma versão despida de muitas das aplicações que usamos neste sistema. Do que é sabido, elementos como o wallpaper, os drivers dos leitores de CDs e DVDs e até o RegEdit estão ausentes.
Há ainda informações que o acesso à Internet está presente, mas com limitações estranhas no caso do Edge. Este browser não terá a capacidade de descarregar ficheiros.
Curiosamente todas as aplicações em falta podem ser instaladas e vão funcionar sem qualquer limitação, tornando este um Windows 10 normal e igual aos restantes.
Esta versão é ao ser lançada apresenta-se com um modo Windows 10 S, mas também está identificada como o Windows 10 CloudE.
Welcome to Windows 10 Lean/CloudE/S (once again?)
This new edition started shipping with this week's Skip Ahead build (17650)
It seems to be heavily cut down, an x64 clean install is roughly 2 GB smaller than Pro
Its edition ID is 0xB7 which was missing from SDK headers pic.twitter.com/2Sn3SVXeZB— Lucan (@tfwboredom) April 20, 2018
O Windows 10 Lean está a chegar agora nas builds de teste da Redstone 5 e pode ser testada por todos os que tiverem acesso, no programa Insiders, à versão Skip Ahead.
Não se sabe ao certo se esta será uma versão dedicada à disponibilização em máquinas virtuais ou se será apenas uma versão core deste sistema, dedicado a ambientes muito específicos.
A verdade é que esta será mais uma versão que poderá ser usada, alargando o leque de oferta do Windows 10. Ainda com a próxima grande atualização a ser aguardada, é hora destas novidades começarem a ser testadas na Redstone 5, a próxima versão.