Pplware

Windows 10 está já em mais de 200 milhões de dispositivos

O Windows 10, tal como foi considerado nas Escolhas PPLWARE 2015, é o sistema operativo que mais se evidenciou neste ano. A sua adopção está a crescer a um ritmo que não é de todo surpreendente, isto porque estamos a falar do melhor sistema operativo até agora lançado.

Segundo um novo relatório, o novo Windows está já instalado em mais de 200 milhões de dispositivos, isto a poucos dias do final do ano. Sem dúvida que tem conquistado os utilizadores, pois ainda há poucos dias estávamos a referir que a fasquia estava nos 120 milhões.

Se não esteve atento aos números deixe que faça um resumo rápido: em dois meses o Windows 10 conquistou nada mais nada menos que 80 milhões de novos dispositivos. Estes número agora divulgado eleva para 200 milhões de instalações em apenas 5 meses.

Temos de recuar ao minuto inicial da vida deste Windows para perceber a sua importância. Foram mais de 16 instalações iniciadas por segundo, que se expressaram em valores realmente impressionantes. Ao todo foram 14 milhões de instalações feitas durante as primeiras 24 horas em que o Windows 10 esteve disponível para actualização, lembra-se?

Agora, sem levar em conta a taxa de declínio das instalações, este número equivale a cerca de 40 milhões de instalações por mês. Ora, se a Microsoft pretende chegar a mil milhões de instalações no prazo de três anos, desde que disponibilizou o Windows 10, esse recorde é bem possível, isto se a taxa de instalações não cair, claro! Mas, temos de ter em conta que durante o ano de 2016 (em 29 Julho mais concretamente), as actualizações gratuitas do Windows 7 e Windows 8.1 vão acabar, o que poderá fazer mudar o naipe deste jogo.

 

Mas neste número está incluído o Windows 10 Mobile?

Não há certezas desse cenário, assim como não foi referido no relatório se estão incluídas as instalações nas consolas Xbox One, dispositivos que agora podem ser actualizados para um dashboard reformulado, assente sobre o kernel do Windows 10.

Os números só ficarão claros quando a Microsoft disponibilizar os valores oficiais de instalações do Windows 10 onde deverão apatecer todos os detalhes dos dispositivos actualizados. Com esses valores será mais certo fazer uma previsão sobre se a empresa de Redmond conseguirá a almejada meta das mil milhões de instalações já em 2018.

 

WinBeta

Exit mobile version