Com o Windows 10 a Microsoft implementou um conjunto vasto de funcionalidades que visam simplificar cada vez mais a acção dos utilizadores.
No que diz respeito à gestão de espaço em disco, a Microsoft também inovou e com o novo Windows 10 disponibiliza agora uma interface totalmente renovada e até bastante parecida com a que é disponibilizada no iOS. Se está a ficar sem espaço em disco, saiba o que apagar.
O Windows 10 oferece agora uma interface totalmente renovada no que diz respeito à informação sobre a gestão de espaço em disco.
O utilizador continua a poder fazer a gestão via Explorer/Meu computador, existe agora também uma funcionalidade dentro das definições de sistema.
Depois basta escolher no menu lateral esquerdo a opção Armazenamento.
Carregando na drive, o utilizador passa a ter uma noção de espaço ocupado por tipo de conteúdo (músicas, fotografias, documentos, apps, jogos, etc).
Carregando, por exemplo, em Sistema e Reservado conseguimos ainda saber quando ocupa o sistema, qual o espaço usado para memória virtual, etc.
Em termos de Aplicações e Jogos, o sistema consegue listar tudo o que está instalado e facilmente podemos desinstalar o que quisermos.
Como viram, com as novas funcionalidades disponibilizadas nesta nova versão do Windows o utilizar passa a ter uma percepção/visão do que tem instalado e o que ocupa mais espaço. Obviamente continuam a existir apps de terceiros para o efeito mas estas “novas ferramentas” desempenham bem o seu trabalho.