Uma das novidades mais interessantes no novo Windows 10 é o suporte para Ambientes Virtuais (tal como o Linux e MacOS). A ideia de disponibilizar esta funcionalidade nativa tem como principal objectivo ajudar, os utilizadores, a melhorar a organização do seu ambiente de trabalho em vários aspectos.
Hoje vamos ensinar como podem criar e usar ambientes de trabalho virtuais.
Com ambientes de trabalho virtuais o utilizador pode (ou não) organizar facilmente todas as suas tarefas, tendo assim uma área de trabalho mais alargada. Esta funcionalidade no Windows 10 permite, inclusive, fazer o preview de um ambiente virtual.
Como criar um ambiente virtual de trabalho?
A criação de ambientes de trabalho é bastante simples. Para tal, basta carregar no seguinte ícone da barra de atalhos (ou com a tecla Win + TAB), e depois do lado direito, carregar em “Novo Ambiente de trabalho”. A troca entre ambiente de trabalho virtuais pode ser feita com recurso ao mesmo ícone e, depois, escolher qual pretendemos usando o rato; ou então usando as respectivas teclas de atalho.
Principais teclas de atalho para gerir esta “nova” funcionalidade:
- WIN + CTRL + LEFT/RIGHT: Mudar de ambiente virtual de trabalho
- WIN + CTRL + D: Criar um novo ambiente virtual de trabalho
- WIN + CTRL + F4: Fechar o ambiente virtual de trabalho actual
- WIN + TAB: Vista de tarefas
Como remover um ambiente virtual de trabalho?
Remover um ambiente virtual de trabalho também é algo bastante simples. Para isso basta abrir o painel de ambientes virtuais e carregar no X do ambiente a remover.
Esta é, sem dúvida, uma funcionalidade que dá bastante jeito. A par dos ambientes virtuais de trabalho, ensinámos também recentemente como podem criar Tiles no Windows 10. Experimentem e tenham o Windows 10 ao vosso gosto e “jeito”.