Pplware

O Windows 10 continua a apresentar números de adesão elevados

surface_windows10

A Fall Creators Update, lançada no passado dia 17 de outubro, trouxe várias novidades e aprimoramentos ao Windows 10. Disponibilizada para todos os utilizadores de forma gratuita, a atualização tem tido uma adesão considerável.

Segundo os últimos dados do AdDuplex, a Fall Creators está já presente em 20,4% de todos os dispositivos com Windows 10. Mas há mais informações e o número de utilizadores ativos continuou a crescer, sendo já 600 milhões mensais.


A Microsoft, desde o lançamento do Windows 10, em 2015, já lançou várias grandes atualizações, para além das cumulativas mensais. A taxa de adesão por parte da empresa de Redmond, das fabricantes e por parte dos utilizadores varia muito consoante as versões, estando a Fall Creators Update a registar boas taxas de instalação.

A adesão da Fall Creators Update no Universo Windows 10

Em cerca de um mês e meio, a Fall Creators Update marca presença em cerca de um quinto dos computadores com Windows 10, estando a um ritmo mais elevado que a antecessora Creators Update, que em igual período contava com uma adesão de “apenas” 18,1%.

Mesmo assim, são valores inferiores ao constatados aquando do lançamento da Anniversary Update, que teve um crescimento superior mas devido a essa disponibilização mais abrupta, alguns utilizadores tiveram problemas com as suas máquinas.

Depois desse episódio, a Microsoft, em colaboração com as respetivas fabricantes, decidiu optar por disponibilizar as grandes atualizações do Windows 10 de forma mais faseada e ponderada, de modo a evitar que os utilizadores enfrentem tais problemas e situações inconvenientes.

Em relação à disponibilização da Fall Creators Update por fabricantes, a Microsoft é a que mais se destaca. Atualmente 45,4% dos dispositivos Surface da Microsoft já executam a Fall Creators Update, o que é notável. Em segundo lugar consta a MSI com 32,1% e as restantes fabricantes encontram-se abaixo da média geral.

Os dados divulgados pelo AdDuplex mostram também quais as fabricantes com maior quota de utilização e mercado dentro do ecossistema Windows 10. O pódio é constituído pela HP com 25,1%, Dell com 16,0% e a Lenovo com 12,8%.

As duas fabricantes que mais se destacam na disponibilização de atualizações, Microsoft e MSI, contam com 2,7% e 1,7% de quota, respetivamente.

Windows 10 já tem 600 milhões de utilizadores ativos mensalmente

Para além dos números referentes à adesão à Fall Creators Update, surgiu também a informação, vinda da própria Microsoft, de que atualmente o Windows 10 já conta com 600 milhões de utilizadores ativos mensalmente. Este valor contempla não apenas os utilizadores dos PC, mas inclui ainda a Xbox, o Hololents, dispositivos IoT e até smartphones.

Ainda é um número longe do que a Microsoft pretendia, mas é um salto grande face aos 500 milhões de maio deste ano. A Microsoft queria ter, em 3 anos, mil milhões de dispositivos a correr o Windows 10, medida que depois veio informar que seria muito difícil de cumprir.

Todos estes números mostram a força do Windows 10, que a um passo firme vai conseguindo conquistar o seu espaço e garantir o seu lugar como um dos melhores sistemas operativos que podemos encontrar.

Exit mobile version