Pplware

VoIP: Chamadas à pala no Windows, macOS, iPhone e Android

Quer fazer chamadas para a rede fixa sem pagar nada? Durante os últimos meses apresentamos alguns tutoriais que mostram como o fazer recorrendo ao serviço VoIP “oferecido” pela MEO.

Hoje deixamos uma pequena compilação para quem quiser usufruir deste serviço no Windows, macOS, iPhone/iPad e Android.


O VoIP (Voice over Internet Protocol ou vulgarmente designado como Voz sobre IP) é uma das tecnologias de comunicação mais usadas que permite aos utilizadores estabelecerem chamadas telefónicas através de uma rede de dados como por exemplo a Internet (convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais).

Como criar Nºs VoIP?

Os números VoIP podem ser criados na Área de Cliente. Estes números podem posteriormente ficar associados a um telefone tradicional ou VoIP, ou então ao nosso smartphone (usando para isso um softphone).

Para proceder então à criação de uma conta VoIP, basta escolher um produto com Internet fixa. Depois selecionamos Serviços, e em VoIP basta carregar na opção Gerir

Em seguida basta carregar em Criar Nº VoIP

Agora devem ser escolhidos os números VoIP que mais lhe convêm e melhor se adaptam às suas necessidades (pode criar até 5 números por produto). Depois de escolhido o número basta definir uma password para o mesmo.

E está feito! Agora este número VoIP pode ser configurado nos seguintes equipamentos:

Preços

Como referimos as chamadas para a rede fixa são gratuitas. As chamadas para a rede móveis têm um preço inicial de 0,395€ + 0,395€ por minuto (Com faturação aos 30” após crédito de tempo incluído). Pode consultar o tarifário aqui.

Chamadas à pala no Windows e macOS

Para Windows e macOS o que não faltam são softphones. Neste artigo ensinamos a configurar o X-lite para Windows mas também podem ver aqui como configurar para macOS. Além do X-lite podem ainda experimentar como cliente VoIP o:

Conheça aqui melhor os clientes apresentados anteriormente.

E para iPhone/iPad?

Tal como para Windows e macOS, para iPhone/iPad também existem vários clientes para VoIP. No início do ano mostramos aqui como configurar o cliente VoIP SessionChat. No passado apresentamos também o cliente iSipSimple e o popular 3cXPhone. Sugerimos ainda Media5-Fone e o Zoiper.

Também dá no Android?

Sim, claro! Para Android são também vários os clientes VoIP disponíveis. A maioria dos clientes que existem para iPhone/iPad também existem para Android. Em 2015 apresentamos aqui o cSipSimple mas o Android até tem suporte nativo – ver aqui. Podem também experimentas o SIPdroid, LinPhone, 3CXPhone, CSipSimple, FriendCaller, Bria, entre outros.

E foram estas as nossas sugestões para hoje. Esperamos que tenham gostado e no caso de conhecem outros softphones ou serviços por favor deixem o nome nos comentários.

E quem não tem MEO?

Felizmente existem soluções gratuitas que nos permitem ter a nossa própria central VoIP. Em 2016 mostramos aqui como configurar uma Central telefónica baseada em Elastix. Além deste projeto existe ainda o FreePBX, entre outros.

Exit mobile version