Pplware

Afinal a utilização do Windows 7 ainda está a crescer

O domínio dos sistemas operativos de desktop é claro e pertence, sem qualquer dúvida, à Microsoft e ao Windows. São várias as versões que estão no topo, com o Windows 7 a dominar.

Mas, as mudanças recentes no Windows 10, levaram a acreditar que iriam haver transformações profundas. A realidade mostra que isso não aconteceu e, inclusive, houve uma mudança de rumo.

O fim da oferta da actualização do Windows 10 por parte da Microsoft levou muita gente a avançar com a decisão de mudar para este novo sistema operativo. Esperava-se, por isso, que o seu crescimento fosse continuado e que as versões anteriores diminuíssem, mas a verdade é que isto não aconteceu em alguns casos.

O Windows 7 controla o mercado e se estava em queda, culpa do Windows 10, o mês de Agosto veio mudar esta tendência, levando-o a crescer. Actualmente tem uma quota de mercado de 47,25%, quando no mês anteriores tinha 47,01% e em Junho atingiu os 49,5%.

O Windows 10, o seu maior concorrente, seguiu a mesma toada e continuou a crescer. Está agora com 22,99%, tendo no mês de Julho 21,13% e em Junho tinha 19,14%. Apesar deste crescimento, o seu ritmo acabou por abrandar.

As restantes versões do Windows mantêm a descida esperada. O Windows 8.1 está na quarta posição desta lista com 7,92% em Agosto, o que mostra um aumento ligeiro face aos 7,80% de Julho.

O Windows 8, que a Microsoft já deixou de suportar, teve uma presença de 1,82% em Agosto, descendo dos 2,09% de Julho. Por fim, o Windows XP, que foi descontinuado e deixou de ter qualquer actualização, teve 9,36%, menos que os 10,34% de Julho.

Esperava-se que o Windows 10 tivesse já a crescer para valores bem mais elevados e prestes a assumir a liderança, mas a verdade é que os utilizadores estão renitentes em abandonar as versões anteriores e o próprios mercado não está a gerar as vendas que levariam a que esse crescimento acontecesse.

Netmarketshare

Exit mobile version