Quando se é administrador de um parque informático de escala média/grande é importante possuir as melhores ferramentas, para garantir o melhor funcionamento de toda a infra-estrutura.
Além das plataformas para gestão e registo de todos os equipamentos/recursos que fazem parte dessa rede é igualmente importante possuir soluções que registem os pedidos e problemas reportados pelos utilizadores.
Hoje sugerimos quatros soluções gratuitas para quem pretender implementar um sistemas de tickets na sua empresa/Instituição.
OTRS – Open Ticket Request System
O OTRS é um sistema direccionado para o registo de pedidos de Help Desk (ex. pedidos de suporte, ou pedidos de resolução de um determinado problema), e outros processos existentes numa empresa/organização. O sistema pode estar associado a uma ou várias contas de e-mail, sendo que o e-mail recebido nessas contas é catalogado e indexado às categorias existentes.
Demonstração do OTRS
osTicket
O osTicket é uma plataforma Web opensource direccionada para o registo de pedidos de Help Desk. A interacção dos utilizadores com a plataforma pode ser realizada via e-mail, telefone ou simplesmente através dos formulários disponibilizados para registo de tickets.
RT
O RT (Request Tracker) é considerado um dos melhores e mais completos sistemas de tickets. Esta plataforma oferece várias funcionalidade, das quais se destacam a possibilidade de criar workflows, criação de campos personalizáveis, Integração com Active Directory, gestão de tempos de resolução, etc.
GLPI
O GLPI é um sistema de gestão de recursos que oferece uma interface muito intuitiva e um conjunto de funcionalidades que permitem manter um conjunto de informações sobre todos os recursos. Além disso, o GLPI oferece também um sistema de tickets bastante completo, para gestão de problemas e registo de incidentes. Relativamente a esta funcionalidade, há a destacar o sistema de estatísticas que nos permite ter uma noção do trabalho realizado.
Demonstração do GLPI
E são estes as 4 plataformas mais populares para implementação de um sistema de tickets. Todas elas têm funcionalidades muito interessante, são gratuitas e têm boa documentação.
Qual o sistema de tickets que usam nas vossas empresas? Qual o vosso favorito?