Desde que foi lançada a primeira versão de testes do Windows 10 Mobile que existe a dúvida de quais os equipamentos que vão poder receber a versão final.
A grande questão é saber se os dispositivos com especificações mais fracas vão ter acesso a esta actualização. A confirmação de uma má notícia chegou agora e mostra que os Lumia com 512MB de RAM não vão receber Windows 10 Mobile.
Que nem todos os telefones que hoje correm o Windows Phone iam ter a possibilidade de ver instalado o Windows 10 Mobile já se sabia. A dúvida estava mesmo em perceber quais os que iam ficar de fora.
A Microsoft tem estado a fazer crescer a lista dos dispositivos suportados, mas ainda não deu informações precisas e finais sobre os contemplados.
Mas respondendo a uma questão de um utilizador, via conta oficial do Windows Insider no Twitter, a Microsoft eliminou um leque grande de dispositivos.
A informação avançada dá conta de que os smartphones com apenas 512MB de memória vão ficar fora do lote dos contemplados.
@coreyd_0512 We do not have plans to put W10M on devices with 512 MB ^TJ
— Windows Insider (@windowsinsider) 17 de março de 2016
É estranha esta decisão, uma vez que durante os testes com as versões iniciais do Windows 10 Mobile, recebidas via programa Insider, muitos dos dispositivos com menos recursos tiveram a possibilidade de as instalar e correr.
Não há uma razão apresentada para esta decisão, mas o mais provável é que se deva às prestações obtidas e à experiência de utilização que iria transmitir aos utilizadores.
É um golpe para todos os que pensavam ter o Windows 10 Mobile nos seus smartphones com menos recursos, mas é também uma forma da Microsoft se salvaguardar de problemas. No entanto cai assim por terra a indicação inicial de que todos os smartphones que hoje correm o Windows Phone iriam ter actualização para a nova versão.