A relação do Windows com a segurança sempre foi algo complicada. Muito por culpa de ser o sistema mais usado, este está constantemente a ser avaliado e novas falhas descobertas. É um ciclo vicioso, mas que tendencialmente pende para o lado dos utilizadores.
Duas novas falhas foram descobertas e deixam expostos e vulneráveis os utilizadores. Afeta todas as versões do Windows e explora problemas no Remote Desktop. A Microsoft já tem a solução para estes problemas.
Foi quando a Microsoft procurava melhorar o seu serviço de Remote Desktop que descobriu 2 novas vulnerabilidades. Estas estiveram presentes durante muitos anos e ainda não tinham sido descobertas. Estavam expostas no Remote Desktop e, por sorte, nunca foram usadas por nenhum atacante.
Duas novas falhas no Windows descobertas pela Microsoft
O grau de perigo destas duas vulnerabilidades é elevado e permite que seja possível correr código aleatório em qualquer computador com o Windows. Permite também que este se propague entre máquinas, uma vez que pode ser usado sem a necessidade de intervenção.
A piorar esta situação, está presente na maioria das versões do Windows que ainda são suportadas. Temos assim este problema visível no Windows 7 SP1, no Server 2008 R2 SP1, no Server 2012, no Windows 8.1, no Server 2012 R2 e todas as versões do Windows 10. Por outro lado, tanto o XP como o Server 2003 e o Server 2008 estão imunes.
A empresa, entretanto, tratou de resolver estes problemas e já incluiu estas correções na última atualização de segurança que lançou. Esta chegou na passada terça-feira, dia 13, e inclui ainda outras correções de problemas. Do que revelou, a Microsoft não tem conhecimento destas falhas estarem a ser exploradas ativamente.
Está em causa a segurança do Remote Desktop
É por isso urgente que todos os utilizadores procedam a esta atualização. Só assim estão convenientemente protegidos contra estas falhas do Remote Desktop. Claro que devem ter em conta que esta atualização está apresentar problemas e que pode não ser simples a atualização.
Mais uma vez os utilizadores do Windows precisam de atualizar as suas máquinas de forma urgente. São mais 2 falhas graves e sérias, que colocam em causa os dados dos utilizadores e a segurança das suas máquinas.