Geralmente, grande parte dos problemas nos computadores portáteis surgem nas baterias. Muitas vezes, não por defeito do produto ou do fabricante mas por uma utilização inadequada por parte do utilizador.
Mas para que o utilizador possa ter uma melhor utilização da bateria é necessário que conheça alguns dados relativos à mesma.
Aplicações para disponibilizar informações sobre a bateria do nosso portátil e utilização da mesma existem muitas – ver aqui. Mas, na prática, o utilizador não necessita de instalar qualquer aplicação adicional isto porque o próprio Windows tem ferramenta para tal apesar de estarem “escondidas”.
Então experimente…
Abre a linha de comandos, com privilégios de administrador, e escreva o comando:
powercfg /batteryreport
Como resultado, o utilizador deverá receber uma informação que indica onde o relatório foi guardado. No nosso caso a mensagem recebida foi: Battery life report saved to C:\Windows\system32\battery-report.html.
Aceda então a C:\Windows\system32 e abra o ficheiro battery-report.html…impressionado?
Como podemos ver, o relatório dá-nos informação sobre a nossa máquina e respectiva bateria.
É também possível saber de forma detalhada quando a máquina fez uso da bateria ou quanto esteve simplesmente ligada à energia.
É ainda disponibilizado um gráfico que mostra como em três dias fizemos uso da bateria.
Está também disponível um histórico do uso da bateria mas também do uso do sistema quando este é alimentado por energia eléctrica.
Por fim a informação sobre a autonomia da bateria baseado na utilização da mesma.
Todas as informações disponibilizadas são são dúvidas muito importantes e podem-nos ajudar a fazer uma melhor utilização da bateria. Certamente haverão outras aplicações que disponibilizam informação idêntica mas a vantagem deste comando é que não precisa de qualquer aplicação adicional. Experimentem e digam-nos que valores de autonomia conseguiram obter.