O dia de hoje foi dedicado à Microsoft e a todas as novidades que esta apresentou durante a tarde. Para além do novo Surface Book há também um novo computador de secretária, o Surface Studio.
Mas sendo um evento centrado no Windows 10, era esperado que surgissem novidades neste campo. A próxima grande actualização do sistema chama-se Creators Update e é focada no 3D e nos seus conteúdos.
Já se sabia que a Microsoft estava a mudar o foco do Windows 10 e que o pretendia tornar num sistema virado para a criação de conteúdos em 3D e até na sua apresentação. O novo Paint, que já tinha sido revelado de forma não oficial assim o mostrava.
Mas o anúncio de que o Creators Update vai ser lançado e que trará novidades neste campo deixou muitos curiosos e com expectativas elevadas. Esta actualização surgirá na Primavera do próximo ano e ainda pouco se sabe sobre ela.
O Creators Update trará ainda outras novidades, focadas nos jogos e também na partilha que pode ser feita com os nossos contactos, seja de que tipo de conteúdos for.
A componente 3D não se irá limitar ao novo Paint 3D, mas será alargada a outras áreas. Será possível fazer o scan de objectos para o PC e até imprimi-los de forma quase directa com uma impressora 3D, caso exista. Mas a Microsoft vai mais longe e dará à sua suite Office a capacidade de usar estes objectos 3D, integrando-os nos documentos, folhas de cálculo ou nas apresentações.
Jogos
Na parte dos jogos, e depois de ter trazido para o Windows 10 a possibilidade de jogar os títulos da Xbox, quer agora dar a possibilidade de os transmitir ao vivo directamente do Desktop.
Partilha de conteúdos
A partilha de conteúdos vai chegar ao Windows 10 com o MyPeople. Passa a ser possível ver e responder aos SMS recebidos no telefone, onde se inclui o Android, e aceder a um separador onde pode ver todas as mensagens desse contactos, sejam elas do Skype, email ou outro tipo de mensagens.
A actualização Creators Update chega na Primavera do próximo ano, mas quem está no programa Insiders poderá começar já a tomar contacto com parte destas novidades já esta semana.
O futuro do Windows 10 está traçado e a Microsoft quer agora torná-lo ainda mais adaptado às novas tecnologias e ao que estas têm para fornecer aos utilizadores, quer na vertente de criação de conteúdos como na vertente de consumo destes.