Os problemas de segurança surgem de onde menos se espera e das formas mais estranhas. Se até há pouco tempo a preocupação maior era o malware, hoje temos de nos focar no ransomware e nas suas capacidades de destruição.
Este problema é de tal forma grave que a Microsoft resolveu agir diretamente no Windows 10. O Windows Defender tem já uma proteção dedicada a este ataque. Veja como o pode ativar ou validar que está ativo.
Uma das vantagens do Windows Defender é sobretudo estar integrado de forma quase perfeita com o Windows 10. Este garante por isso um nível de proteção mais elevada e é hoje uma das melhores e mais propostas.
A proteção contra ransomware da Microsoft
No seio do Windows 10 encontramos já tudo o que necessitam para se defender contra ransomware. Está dentro do Centro de Segurança do Windows Defender e pronto para entrar em ação. Deve por isso antes de tudo aceder a esta área, via as Definições do Windows, na área Atualizações e Segurança.
Entre depois na opção que abre a segurança do Windows, no separador Segurança do Windows. Uma vez ai dentro deve abrir a proteção contra vírus e ameaças. Esta está na zona superior desta janela.
Na nova janela tem todas as opções relativas à proteção do Windows contra as ameaças que existem. Pode também fazer uma análise rápida do Windows, para garantir que tudo está seguro. Tendo deteção em tempo real de ameaças, esta deverá ser desnecessária.
Para continuar a ativação da proteção adicional do Windows 10, deve carregar no link Gerir a proteção contra ransomware. Esta fica no final, na área Proteção contra ransomware.
Tornar o Windows 10 ainda mais seguro
É dentro desta área que vai finalmente ativar a nova proteção. Basta que veja a posição do interruptor associado ao Acesso controlado a pastas. Para terem a proteção ativa deve estar ligado. Assim, e caso não esteja, pode e deve ativá-lo.
Desse momento em diante, o Windows 10 vai encarregar-se de proteger as pastas do sistema contra qualquer tentativa de cifra anormal. Além disso, vai ainda receber informações da Microsoft contra novos problemas e adaptar-se para os defletir e proteger.
Esta é uma das opções essenciais que deve ter acima de tudo ativas no Windows 10. A proteção garantida é muito importante e impede problemas sérios e muitas vezes sem solução.