Depois de muitos rumores, a Microsoft confirmou que a Bash do Linux, a famosa linha de comando, iria passar a estar presente no Windows 10 de forma nativa!
Sem muitas demoras, a Microsoft disponibilizou hoje build 14316, que apenas está disponível para utilizadores do programa Insider, e que de destaca por trazer já a tão famosa Bash.
Depois de várias críticas ao mundo Linux/Open Source, a Microsoft parece estar rendidas às soluções existentes. Como é sabido, a empresa anunciou na BUILD que a Bash iria integrar o Windows 10 brevemente e tal já é uma realidade na build 14316 .
Por agora esta novidade apenas está disponível para utilizadores do programa Insider e deverá chegar a todos os utilizadores na grande actualização “Anniversary” que acontecerá ainda esta ano.
Para quem instalar a build 14316 e pretender ter a Bash, terá de activar o modo programador indo a Definições > Actualização e Segurança > Para Programadores.
Por fim basta ir à linha de comando do Windows e instalar a Bash.
Ao contrário daquilo que se tem referido, a Bash no Windows não se trata de um Ubuntu no Windows mas sim um subsistema Linux para o Windows. Como já é sabido, a Bash no Windows corre sem qualquer tipo virtualização ou emulação de aplicações.