Pplware

PJ alerta para telefonemas fraudulentos em nome da Microsoft

…para instalação de Software Malicioso

Como sabemos, os piratas informáticos fazem uso de todos os mecanismos para atingir um determinado alvo.

De acordo com a Polícia Judiciária Portuguesa, nos últimos tempos têm existido vários telefonemas fraudulentos, em nome da Microsoft, para instalação de Software Malicioso e também obter alguns dados pessoais.

Na sequência de diversas comunicações e denúncias que lhe foram efectuadas, a Policia Judiciária alerta:

Estes telefonemas, aleatoriamente dirigidos, pretendem fazer crer aos destinatários, que um funcionário do departamento de segurança de informática da Microsoft, expressando-se em inglês, está a resolver problemas do seu computador pessoal, referindo várias situações, como sejam:

É referido, ainda, que o problema pode ser resolvido, pagando supostas actualizações do sistema Windows, através da compra de pacotes de suporte e assistência.

Credibilizando o seu contacto, procuram obter detalhes dos cartões de crédito das vítimas e induzem as mesmas à instalação de software malicioso, através do qual conseguem obter dados confidenciais, ou mesmo, acesso remoto aos seus computadores, alterando as configurações e tornando-os vulneráveis.

Com estes dados, os criminosos entram na posse de dados suficientes para concretizar transferências bancárias fraudulentas, em nome das vítimas, provocando danos que podem ascender a milhares de euros.

Para que não seja uma das vítimas, é importante que siga as seguintes recomendações:

Via Policia Judiciária

Exit mobile version