Pplware

Perdeu os atalhos do Windows? Culpa é do Microsoft Defender e parece não ter solução

Apesar do Windows estar no PC dos utilizadores a Microsoft ainda tem algum controlo sobre o que está presente e a forma como funciona. Esta funciona com a integração de serviços e de funcionalidades que são atualizadas remotamente.

Uma dessas atualizações acabou por ter um comportamento contrário ao esperado e eliminou do Windows muitos atalhos que os utilizadores tinham criados. A Microsoft já reverteu este comportamento, mas há uma má notícia. Estes atalhos não podem ser recuperados.


O Microsoft Defender é para muitos a melhor solução de segurança para o Windows. A integração que a gigante do software preparou permite que esta proteja o utilizador e o seu sistema, removendo ficheiros maliciosos ou não pretendidos.

Foi um destes processos de limpeza que foi mais longe e removeu os atalhos que os utilizadores tinham presentes no menu Iniciar e na barra de tarefas. Estes simplesmente foram apagados, sem que os utilizadores tivessem a possibilidade de reverter.

Assim que as primeiras queixas surgiram, a Microsoft iniciou uma investigação para descobrir a razão deste comportamento no Windows. A causa surgiu pouco tempo depois e estava associada ao Microsoft Defender e a uma nova regra que tinha sido adicionada.

Esta foi rapidamente removida e desativada, ficando a Microsoft a procurar uma solução para o problema que tinha sido criado. A ideia era conseguir reverter o processo e trazer de volta os atalhos para as aplicações e ficheiros que tinham sido apagados antes.

Depois de avaliar a situação, a Microsoft comunicou com os utilizadores e com os administradores. Indicou a forma a ser usada para impedir que a situação voltasse a acontecer, mas deixou um alerta claro. Não será possível recuperar os atalhos apagados antes.

Próximas passos: esse problema foi resolvido na compilação de atualização de inteligência de segurança 1.381.2164.0. A instalação da atualização de inteligência de segurança build 1.381.2164.0 ou posterior deve evitar o problema, mas não restaurará os atalhos excluídos anteriormente. Precisará recriar ou restaurar esses atalhos por meio de outros métodos.

Infelizmente esta é mais uma situação que impacta os utilizadores do Windows, por culpa da Microsoft. Os atalhos são uma personalização importante e que são usados de forma recorrente para simplificar o acesso a apps e a ficheiros.

Exit mobile version