Pplware

Como partilhar ficheiros com dispositivos próximos no Windows 10

Windows 10 Atualização de abril Chrome Cortana Microsoft

São muitas as novidades que vão sendo descobertas na nova atualização do Windows 10. Estas melhorias são aplicadas para otimizar a utilização do dia a dia deste sistema operativo.

Depois de vermos a Timeline e o Auxiliar de concentração a funcionar, é agora hora de vermos mais uma excelente novidade do Windows 10. Falamos da Partilha de proximidade e das suas capacidades.


Com a Partilha de proximidade os utilizadores do Windows 10 passam a poder partilhar ficheiros entre máquinas vizinhas, sem a necessidade de qualquer aplicação adicional ou configuração extra. Basta que estejam na mesma rede e com esta opção ativa.

Como ativar a Partilha de proximidade

Para poderem ter a Partilha de proximidade ativa só precisam de aceder às Definições do Windows 10 e escolher a opção Sistema. Ai dentro devem escolher a opção Experiências partilhadas.

Devem depois ativar a opção Partilha de proximidade e escolher com que tipo de máquinas podem partilhar ficheiros: Todos os próximos ou Apenas os meus dispositivos. Devem ainda definir a pasta onde os ficheiros recebidos vão ser guardados.

Como usar a Partilha de proximidade

Para usarem a Partilha de proximidade devem chamar o menu de contexto, clicando com o botão direito do rato no ficheiro que querem partilhar. Nesse menu devem ver a opção Partilhar. É esta a opção procurada.

Na caixa que surgir devem ver surgir todas as máquinas que estão nas proximidades e com quem podem partilhar ficheiros. Têm ainda presente a lista de contactos preferidos e outras aplicações disponíveis.

Para realizar a partilha devem escolher o computador para onde pretendem enviar o ficheiro, carregando no seu nome.

Por fim, e para dar continuidade ao processo, vão ver surgir uma caixa de notificação, onde é apresentado o estado do processo de partilha.

Podem aqui acompanhar este processo ou simplesmente cancelar a partilha que fizeram.

Todo o processo será agora continuado no computador de destino, para onde enviaram o ficheiro que pretendem partilhar.

Como receber ficheiros pela Partilha de proximidade

Do lado da máquina de destino, que deve também ter a Partilha de proximidade ativa, surgirá uma notificação para aceitar a partilha. Podem Guardar e abrir, Guardar ou Recusar.

Ao fim de alguns segundos o ficheiro estará do lado da máquina de destino, pronto a ser usado. Claro que a escolha feita antes será usada quando o ficheiro for recebido.

Não sendo uma novidade absoluta no mundo dos sistemas operativos, a Partilha de proximidade é uma excelente novidade no Windows 10, dando uma maior liberdade aos utilizadores para a partilha de ficheiros.

Exit mobile version