São muitas as novidades que vão sendo descobertas na nova atualização do Windows 10. Estas melhorias são aplicadas para otimizar a utilização do dia a dia deste sistema operativo.
Depois de vermos a Timeline e o Auxiliar de concentração a funcionar, é agora hora de vermos mais uma excelente novidade do Windows 10. Falamos da Partilha de proximidade e das suas capacidades.
Com a Partilha de proximidade os utilizadores do Windows 10 passam a poder partilhar ficheiros entre máquinas vizinhas, sem a necessidade de qualquer aplicação adicional ou configuração extra. Basta que estejam na mesma rede e com esta opção ativa.
Como ativar a Partilha de proximidade
Para poderem ter a Partilha de proximidade ativa só precisam de aceder às Definições do Windows 10 e escolher a opção Sistema. Ai dentro devem escolher a opção Experiências partilhadas.
Devem depois ativar a opção Partilha de proximidade e escolher com que tipo de máquinas podem partilhar ficheiros: Todos os próximos ou Apenas os meus dispositivos. Devem ainda definir a pasta onde os ficheiros recebidos vão ser guardados.
Como usar a Partilha de proximidade
Para usarem a Partilha de proximidade devem chamar o menu de contexto, clicando com o botão direito do rato no ficheiro que querem partilhar. Nesse menu devem ver a opção Partilhar. É esta a opção procurada.
Na caixa que surgir devem ver surgir todas as máquinas que estão nas proximidades e com quem podem partilhar ficheiros. Têm ainda presente a lista de contactos preferidos e outras aplicações disponíveis.
Para realizar a partilha devem escolher o computador para onde pretendem enviar o ficheiro, carregando no seu nome.
Por fim, e para dar continuidade ao processo, vão ver surgir uma caixa de notificação, onde é apresentado o estado do processo de partilha.
Podem aqui acompanhar este processo ou simplesmente cancelar a partilha que fizeram.
Todo o processo será agora continuado no computador de destino, para onde enviaram o ficheiro que pretendem partilhar.
Como receber ficheiros pela Partilha de proximidade
Do lado da máquina de destino, que deve também ter a Partilha de proximidade ativa, surgirá uma notificação para aceitar a partilha. Podem Guardar e abrir, Guardar ou Recusar.
Ao fim de alguns segundos o ficheiro estará do lado da máquina de destino, pronto a ser usado. Claro que a escolha feita antes será usada quando o ficheiro for recebido.
Não sendo uma novidade absoluta no mundo dos sistemas operativos, a Partilha de proximidade é uma excelente novidade no Windows 10, dando uma maior liberdade aos utilizadores para a partilha de ficheiros.