Não é novidade que as principais aplicações dos sistemas operativos não têm espaço no Windows Mobile. Se este era um cenário real com o Windows Phone, acabou por se agravar com o Windows 10 Mobile.
Depois de muitas aplicações de peso terem abandonado o Windows Mobile, chega agora a vez do Opera seguir o mesmo caminho, retirando o Opera Mini da loja de aplicações do Windows.
No mundo dos browsers, e em especial o dos dispositivos móveis, são poucos os que conseguem ter a performance do Opera Mini. Pequeno, rápido e com as funcionalidades básicas necessárias, consegue ser a escolha de muitos. Mas a sua presença no Windows Mobile parece ter terminado, ao desaparecer da loja do Windows.
Não se sabe ainda de forma certa se o Opera Mini abandonou o Windows Phone, mas tudo aponta para que tal tenha acontecido. Listado na Loja do Windows, não tem disponível o link para instalação, o que deixa antever o fim da sua presença neste sistema operativo.
A reforçar esta ideia está também a sua remoção do próprio site do Opera, onde agora apenas é mostrada a versão para Android ou iOS, tendo desaparecido o acesso à versão para o SO móvel da Microsoft.
Tal como ainda não existe a confirmação, também as razões para esta desistência são nulas. Tudo poderá passar pela baixa utilização e o retorno mínimo que existirá.
Com o Edge cada vez mais estável, tanto no desktop como no mobile, é normal que os utilizadores acabem por preferir a solução nativa do sistema operativo.
Esta perda, se se confirmar, vem dar maior força ao browser da Microsoft e reduzirá ainda mais a oferta, que passará a limitar-se ao Monument Browser e ao UC Browser.