A Microsoft quer que os utilizadores passem do Windows 10 para o Windows 11. Entende que esta é uma migração essencial, em especial por estar a terminar a vida do seu sistema mais antigo. Os números tardavam a mostrar esse movimento, mas agora tudo mudou. O Windows 11 apanhou o Windows 10, quatro anos após chegar ao mercado.
O Windows 11 apanhou o Windows 10
Embora possa parecer incrível, já decorreram quatro anos desde o lançamento original do Windows 11, o tempo que demorou até que o novo sistema operativo da Microsoft alcançasse o Windows 10 em termos de quota de mercado, pelo menos segundo os últimos dados globais da empresa de análise StatCounter.
Conforme os dados de junho revelam, o Windows 11 teve o seu maior crescimento mensal desde a sua disponibilidade inicial. Em números concretos, o Windows 11 passou de 43,22% em maio para 47,98% em junho, representando um aumento de 4,76 pontos em somente um mês. Isto afeta, obviamente, o Windows 10, que desceu de 53,19% em maio para 48,76% em junho, perdendo 4,43 pontos.
Embora o Windows 10 seja ainda tecnicamente o sistema operativo de desktop mais utilizado, a diferença entre os dois sistemas é agora inferior a 1%. De facto, em alguns países específicos, o Windows 11 já lidera. Nos Estados Unidos, tem uma surpreendente quota de 54,72%, no Reino Unido, uma surpreendente quota de 59,01%, e no Canadá, uns impressionantes 51,58%.
OS sistemas da Microsoft em Portugal
Olhando para os números de uma forma anda mais regional, podemos ver o que acontece em Portugal, a situação é próxima do que vemos globalmente. De facto, no nosso país, o Windows 10 voltou a perder quota de mercado: de 49,94% em maio para 48,29% em junho. O Windows 11 também ganhou quota de mercado, subindo de 50,02% em maio para 50,96% em junho.
Recorde-se que o Windows 10 tem os dias contados e o seu suporte terminará a 14 de outubro, embora, felizmente, a Microsoft ofereça gratuitamente um ano adicional de atualizações de segurança se forem cumpridos determinados requisitos.
No entanto, a forte presença do Windows 10 em determinados mercados não é uma coincidência. Muitos utilizadores acreditam que não é necessário investir num computador novo só para mudar de sistema operativo.