Pplware

O que desapareceu do Windows 10 com a chegada da atualização de maio de 2019

Foi esta semana que a Microsoft deu a conhecer a mais recente grande atualização do Windows 10. São muitas as novidades que chegaram todas dedicadas a melhorar este sistema operativo.

Mas nem tudo são boas notícias. Alguns dos elementos do Windows 10 desapareceram e não podem ser mais usados. Vejam o que foi removido ou descontinuado com a chegada da atualização de maio de 2019.


Ao longo dos anos, e a cada nova versão do Windows, a Microsoft não se limita a trazer novidades. Por vezes faz limpezas nas apps e serviços que fornece, para manter o sistema melhor. Vamos conhecer o que foi removido ou descontinuado com a atualização de maio de 2019.

Removidos

Driver do display baseado em XDDM – A partir desta versão, os serviços de Área de Trabalho Remota usam o sistema Windows Display Driver Model (WDDM), baseado indiretamente no Driver Display, para uma sessão única de utilização remota do computador. O suporte para o Display Driver do Windows 2000 (XDDM) será removido num lançamento futuro. Produtores de softwares que usam sistemas baseados em XDDM devem planear a migração dos seus produtos para o WDDM.

A aplicação de mensagens da área de trabalho não oferece sincronização – A aplicação de mensagens localizada na área de trabalho tem um recurso de sincronização que pode ser usado para visualizar mensagens de texto recebidas por SMS no Windows Mobile. O recurso foi removido de todos os dispositivos. Devido a essa alteração, só poderá aceder às mensagens no dispositivo em que foram recebidas.

Descontinuados

Configurações da barra de tarefas em rede – A configuração da barra de tarefas do Windows através de um perfil de rede já não está a ser desenvolvida. A Microsoft prevê desativar o recurso numa atualização futura.

Wi-Fi Wep e TKIP – Nesta versão, uma mensagem de alerta surgirá ao ligar a redes Wi-Fi protegidas com WEP ou TKIP, que não são tão seguras como as que usam criptografia WPA2 ou WPA3. Numa versão futura, qualquer ligação Wi-Fi deverá ser realizada usando criptografia AES, como o WPA2 e o WPA3 fornecem.

Windows To Go – Este recurso deixou de ser desenvolvido e não receberá mais atualizações. Requer também um tipo específico de USB que deixou de ser suportado pela maioria dos fabricantes de computadores.

Aplicativo Print 3D – A partir de agora, o 3D builder é a aplicação de impressão de elementos 3D recomendada pelo Windows. Para impressão de objetos 3D nas novas versões do Windows, os utilizadores devem instalar a aplicação diretamente da loja.

Não se surpreendam então se tiverem de usar uma destas funções ou aplicações e não a encontrarem no Windows 10. Esta é uma alteração irrevogável e que terá efeito assim que a atualização de maio de 2019 for aplicada.

Exit mobile version