Os SoC ARM são cada vez mais interessantes e após conquistarem os smartphones já escolheram o seu próximo alvo. Falamos dos PCs, onde começam a dar provas do que são capazes. Claro que isso requer software adaptado e agora é o Opera que se mostra pronto, com a sua versão dedicada ao Windows nos SoC ARM.
A mudança está a caminho e deverá deixar a Intel e a AMD com um problema em mãos. A Qualcomm tem os seus SoC dedicados ao Windows a chegar e espera-se que batam as restantes arquiteturas, quer pela capacidade de processamento, quer pelos consumos de energia reduzidos que conseguem garantir.
Com a maioria do software a ser adaptado diretamente, tudo assenta na emulação e no que esta consegue fazer. Claro que o ideal são as propostas criadas especificamente para esta arquitetura, algo que está já a acontecer gradualmente, com propostas cada vez mais importantes. Tudo começou com alguns browsers e agora chega ao Opera.
The Snapdragon-optimized browser delivers lightning-fast AI performance on the fastest machines available!
— Opera (@opera) May 16, 2024
It’ll first be available in the developer version of Opera, allowing early adopters to try it out on the newest Windows devices that come with this Arm-based processor.
Para formalizar este momento, a Opera anunciou o lançamento da versão nativa baseada em ARM para Windows. Naturalmente que esta irá correr em dispositivos ARM. A equipa App Assure da Microsoft e a Qualcomm trabalharam com a equipa Opera para tornar isso possível.
O Opera afirma que esta versão nativa para ARM será executada duas vezes mais rápido em PCs com Windows baseados no SoC Snapdragon X Elite. Além disso, esta versão do Opera otimizada para Arm oferecerá suporte para o download de LLMs locais que podem ser executados com eficiência usando o poderoso NPU encontrado nos processadores das séries Snapdragon X Elite e X Plus. Esses modelos podem ser usados para geração de texto, análise de sentimento e muito mais.
O Opera a correr em Windows com SoC ARM também proporcionará uma duração de bateria significativamente melhor. Quem usar o recurso de economia de bateria do Opera, aumentará significativamente o seu tempo de navegação com uma única carga no PC.
Esta é a primeira proposta da Opera e que dá assim aos utilizadores uma opção criada nativamente para esta arquitetura. Os ganhos são óbvios e podem dar ao utilizador a possibilidade de retirar ainda mais destes novos SoC. Quem quiser testar a versão mais recente do Opera para Windows nos SoC ARM pode fazê-lo aqui.