Pplware

O Flash foi banido de vez do Windows 10?

A luta para eliminar o flash e forçar a adopção de tecnologias mais modernas e mais capazes tem começado lentamente a tomar forma. São já vários os browers que tentam conseguir isso de forma transparente para os utilizadores.

O mais recente a ter entrado nesta luta invisível é a Microsoft. Segundo relatos de muitos utilizadores, o Windows 10, através do Edge e do Internet Explorer deixou de correr conteúdos em flash.

Não é ainda certo se esta nova política da Microsoft é forçada ou se existe algum problema numa das recentes actualizações, que leve a que o flash deixe de funcionar nos browsers oficiais da Microsoft, mas a verdade é que este deixou de funcionar nas contas dos utilizadores. Apenas as contas com permissões de administração conseguem correr estes conteúdos.

As queixas estão a acumular-se nos fóruns da Microsoft e todos os utilizadores referem este padrão encontrado. As contas de utilizador, com permissões normais, não estão a conseguir correr conteúdos baseados em flash. No caso das contas com permissões de administrador, este problema não se manifesta.

Há ainda relatos de que este “problema” surgiu apenas após a instalação das últimas actualizações do Windows 10, sem que exista a certeza se foram as de Janeiro ou as de Fevereiro a fazer surgir o problema. A única certeza é que máquinas em que o flash estava a funcionar bem, passaram a apresentar este problema depois das actualizações.

Ainda não existe uma resposta oficial da Microsoft para este suposto problema ou comportamento, mas a verdade é que a única solução até agora encontrada passa pela adição de permissões de administração a essas contas, algo que a maioria dos utilizadores não quer fazer e até nem deve.

Uma outra solução apontada passa pela remoção das actualizações mais recentes, novamente outra medida que não deve ser realizada, sob pena do Windows 10 ficar vulnerável.

Não sendo claro se é uma medida propositada ou se resulta de um problema com uma das actualizações, a verdade é que esta pode bem ser uma forma simples do flash desaparecer de uma grande percentagem das máquinas que acede à Internet.

Exit mobile version