Uma das grandes novidades da última grande atualização do Windows 11 é o Copilot. Esta é uma inteligência artificial que vem para o sistema da Microsoft, mas que agora é bloqueada na União Europeia. Todos os que fizerem atualização não vão ter acesso à novidade, mas existe uma forma simples de contornar o bloqueio.
As muitas novidades do Windows 11
A mais recente atualização do Windows 11 foi lançada pela Microsoft esta semana. Esta deverá estar já disponível para a maioria dos utilizadores, que a devem encontrar na área dedicada às atualizações deste sistema, na app Definições do Windows 11.
As novidades que colocou nesta nova versão são muitas e querem preparar este sistema para oferecer aos utilizadores ainda mais. Focam-se no próprio sistema e também em muitas das apps que o Windows 11 tem presentes nativamente para os muitos utilizadores.
Copilot não vem para a União Europeia
Uma dessas novidades é o Copilot, uma assistência baseada na IA do ChatGPT e que irá automatizar muitas das funcionalidades do sistema da Microsoft. A interação no Windows 11 deverá ser simples e rápida, mas parece ter agora uma limitação. Esta ajuda não poderá ser usada na União Europeia, por culpa da Lei dos Mercados Digitais (ou DMA).
Conforme a nova lei, a Microsoft decidiu não lançar o Copilot na União Europeia até que a empresa consiga encontrar uma solução que esteja em conformidade com a DMA. Em declarações apresentadas, a Microsoft confirmou que está a trabalhar na implementação de mudanças para tornar o Copilot compatível com a lei.
Soluções da Microsoft para a DMA
Enquanto a Microsoft trabalha nas alterações no Copilot, há uma forma de os utilizadores habilitarem o serviço no Windows 11. Precisam de instalar a atualização Moment 4 e depois podem abrir Executar (Windows + R) e inserir “microsoft-edge://?ux=copilot&tcp=1&source=taskbar” (sem aspas) para iniciar o Copilot.
Isso não ativará o Copilot no dispositivo, portanto, precisará de repetir estas etapas sempre que o quiser usar no Windows 11. Pode criar um atalho com o mesmo comando e executá-lo para economizar tempo. Infelizmente, esta é a única forma de usar esta ajuda baseada em IA na União Europeia até que a Microsoft encontre uma forma de satisfazer os reguladores.