Há apps que são clássicos e que acompanham o Windows desde sempre. A Microsoft tem estado a tentar dar uma nova vida a estas apps e por isso têm sofrido grandes transformações nesta área.
Depois de vermos o Paint atravessar momentos menos positivos, é agora a vez do Notepad iniciar uma nova viagem. Vai passar para a Loja de Aplicações da Microsoft, com todas as vantagens que dai vão surgir.
O Notepad recebeu novidades no Windows 10
O Notepad está presente no Windows desde as primeiras versões. Desde 1985 e o Windows 1.0 que este editor de texto está disponível para os utilizadores. Esta tem sido a escolha óbvia, dada a sua simplicidade e facilidade de utilização.
A Microsoft recentemente renovou-o com muitas novidades, que há muito eram necessárias. Temos agora a possibilidade de aumentar o tamanho do texto ou de usar carateres especiais, como no Linux ou no macOS. Há ainda a possibilidade de pesquisar no Bing ou suporte para carateres UTF-8.
A última build do Windows traz uma mudança no Notepad
Mas a vontade da empresa é ir ainda mais longe e dar ainda mais ao Notepad. Para isso tomou agora a decisão de mover esta app para a sua loja de aplicações. Esta mudança aconteceu, entretanto e está associada à última build do Windows 10. Esta chegará no início de 2020, com muitas novidades já planeadas.
Por agora apenas quem usa esta versão poderá ter acesso a esta versão. Mais tarde, com a chegada desta nova versão do Windows 10 chegar, todos vão poder ter acesso a esta mudança e a todas as novidades que surgirem. A ideia por agora é testar todas as mudanças e garantir que estão funcionais.
A mudança importante para a Loja de apps da Microsoft
Esta mudança do Notepad para a Loja de aplicações da Microsoft tem vantagens óbvias. A empresa poderá assim desenvolver novidades e alterações, sem depender de atualizações do Windows. Ao fazer esta transição tem também espaço para testar todas as melhorias em plataformas controladas e fora da dependência de qualquer outros fatores.
Esta é sem qualquer dúvida uma alteração de peso e mostra o caminho do futuro para o Windows. A Microsoft tem estado a fazer estas mudanças, aligeirando o seu sistema e dando oportunidades às apps. Anteriormente vimos a Cortana a mudar, o Paint a preparar-se para o mesmo e agora é a vez do Notepad.