Há clássicos do Windows 11 que a Microsoft tem procurado recuperar e dar uma vida nova. São funções que estão a ser mudadas e que recebem novas utilidades, para ajudar os utilizadores. É isso que vai acontecer agora com a tecla Print Screen, que recebe uma grande mudança.
A Microsoft tem procurado no Windows 11 melhorar o processo e as ferramentas para captar imagens. Para além de simplificar o processo, alterou as ferramentas existentes para serem mais intuitivas de usar e mais interessantes.
Uma das mudanças que está já a ser preparada é a mudança da funcionalidade da tecla Print Screen. Esta até agora tratava de captar uma imagem do que estivesse no ecrã, encaminhando-a depois para o clipboard do Windows 11.
Pressionar a tecla Print Screen agora abrirá a Ferramenta de Recorte por padrão. Essa configuração pode ser desativada em Configurações > Acessibilidade > Teclado. Se já tiver essa configuração modificada, a sua preferência será preservada.
Isso vai ser alterado em breve, segundo o que foi agora lançado na última build Dev do programa Insider. Nesta versão a Microsoft alterou a tecla Print Screen para que passe a abrir a Ferramenta de Captura (Snipping Tool).
Espera-se que esta nova função da tecla Print Screen seja testada e avaliada nos próximos meses. Ao chamar o Snipping Tool do Windows 11, a Microsoft consegue dar uma visibilidade maior à sua ferramenta, que é mais desenvolvida e útil para todos os utilizadores.
Mesmo sendo uma alteração de peso da Microsoft e que vai mudar algo com muitos anos, não se esperam problemas.