Há vários anos que a Microsoft oferece aos utilizadores do Windows a possibilidade de instalarem drivers de impressora diretamente dos seus serviços. Ainda que possam ter algumas lacunas, estes permitem usar qualquer impressora diretamente. Isso mudará em breve, pois a Microsoft alterará radicalmente como instalamos e atualizamos os drivers das impressoras no Windows.
Há algum tempo que a Microsoft puxou a si a instalação dos drivers no Windows. Esta forma controla firmemente este processo e garante, dentro do possível, a sua qualidade e o correto funcionamento de muitos dispositivos que os utilizadores encaram como essenciais.
Este cenário vai em breve sofrer uma mudança muito grande, no campo das impressoras. Estes drivers e as suas atualizações são fornecidos agora diretamente com o Windows Update, mas em breve vão ser abandonados e depender apenas dos fabricantes.
Linha do tempo em anos | Ação planeada |
Setembro de 2023 | Anunciar o final do plano de serviço dos drivers de impressora herdado de terceiros para Windows. |
2025 | Nenhum novo driver de impressora será publicado no Windows Update. Os drivers de impressora existentes no Windows Update ainda podem ser atualizados. |
2026 | Ordem de classificação dos drivers de impressora modificada para sempre preferir o driver de classe de caixa de entrada IPP do Windows. |
2027 | Exceto para correções relacionadas à segurança, as atualizações de drivers de impressora de terceiros não serão mais permitidas. Drivers de impressora de terceiros existentes podem ser instalados a partir do Windows Update ou os utilizadores podem instalar drivers de impressora usando programas de instalação dos fabricantes de impressoras. |
Segundo o calendário acima, vindo da própria Microsoft, este processo irá demorar alguns anos, mas irá terminar via Windows Update. A Microsoft quer que os programadores e as empresas passem a usar a sua loja para albergar estes elementos e as suas atualizações.
Para o conseguir, os fabricantes e os programadores devem incorporar os drivers das impressoras diretamente no seu software. Assim, e com os mecanismos de atualização da loja da Microsoft, estes vão estar atualizados permanentemente e podem receber novas versões mais rapidamente.
Ainda assim, este é um processo que decorrerá durante vários anos. O que a Microsoft revelou, e apesar de ter já sido iniciado, aponta para estar terminado apenas em 2027. Como o Windows 10 apenas tem suporte até 2025, este sistema irá ficar de fora e apenas o Windows 11 e seguintes vão beneficiar da alteração aos mecanismos de drivers das impressoras.
Esta é uma mudança importante que a Microsoft acredita dar mais liberdade aos programadores e aos fabricantes. Passa a controlar os drivers das impressoras de forma mais direta e com os mecanismos já provados da loja da Microsoft.