O lançamento, na semana passada, da build 16212 do Windows 10, que tantos problemas trouxe aos utilizadores, revelou algumas das novidades em que a Microsoft poderá estar a preparar para os próximos tempos.
Escondida dentro desta versão estava informação referente a uma nova versão do Windows 10, focada em utilizadores mais avançados e que têm acesso a hardware de topo.
A informação é ainda muito escassa, mas do que se tem visto, fruto da publicação de 2 Tweets (1 e 2), a Microsoft poderá estar a preparar o lançamento de mais uma versão do seu sistema operativo. Escondida dentro da build 16212, foram encontradas referências à versão “Windows 10 Pro for Advanced PCs”.
Esta nova SKU estará preparada para ser utilizada por utilizadores que necessitem de processamento mais elevado e que tenham acesso a hardware que esteja ao nível dos servidores.
A versão “Windows 10 Pro for Advanced PCs” conseguirá retirar ainda mais poder de processamento dos processadores de topo que equipam estes computadores, ao mesmo tempo que conseguirá ter um sistema de ficheiros resiliente e resistente a falhas.
Há ainda referências à possibilidade de fazer partilha rápida de ficheiros e à adaptação a um elevado número de componentes diferentes de hardware, que vão equipar estes computadores, falando-se em configurações até 4 processadores e 6TB de memória.
É assim claro que esta nova versão do Windows 10 não vai ser dedicada ao utilizador comum, sendo dedicado ao mercado empresarial, onde este tipo de máquinas poderá estar disponível para utilização.
Apenas agora o “Windows 10 Pro for Advanced PCs” foi revelado, e de forma não oficial, o que ainda não garante o seu lançamento e muito menos datas para a sua disponibilização. Tal como aconteceu com o Windows 10 S, a Microsoft poderá guardar esta novidade para final do ano, quando apresentar a próxima grande atualização do seu sistema operativo.