Pplware

Microsoft mudará completamente os drivers externos no Windows 10 para mais segurança

Ao longo dos últimos meses a Microsoft tem preparado a próxima grande versão do Windows 10. Com o nome Sun Valley, esta será uma atualização de fundo e que não terá muitos elementos visíveis para o utilizador final.

Isto não significa que a gigante do software não tenha preparado muito para este momento e isso começa a ver-se. Uma nova mudança agora descoberta vai alterar a forma como o Windows 10 fará a gestão dos drivers externos à Microsoft.


Mudança importante da Microsoft

Ao longo dos anos, os drivers externos, criados pelos fabricantes, têm sido um problema grande no Windows 10. As incompatibilidades destes elementos surgem sem serem esperadas e o simples “desatualizar” de um destes elementos pode trazer problemas graves.

A Microsoft tem tentado encontrar formas de contornar esta dependência, em especial ao criar propostas próprias em algumas áreas. Ainda assim, existem dependências impossíveis de contornar e que obrigam à presença desses mesmos drivers.

Drivers passam a estar numa nova pasta

A mudança agora detetada vem numa das mais recentes builds de teste do programa Insiders. Vai ser criada uma pasta específica para albergar os drivers externos, ficando agora fora da pasta do próprio sistema operativo, longe dos restantes elementos.

Desde o Windows Vista que estes drivers estão na pasta DriverStore, alojada na área System32 do próprio Windows. Agora, vão passar a ficar na pasta OEMDRIVERS, que assim garante uma maior segurança, ao estar sem acesso a elementos essenciais do próprio Windows 10.

Windows 10 ganha ainda mais segurança

Por agora esta nova mudança não fica ativa de imediato. Requer a sua ativação antes da instalação de uma nova atualização. A partir desse momento, os drivers já instalados são mudados para a nova localização e os seguintes respeitam esta mudança.

A pasta System32 foi criada para guardar ficheiros seguros e estava a ser aproveitada pelos programadores. Ao aceder ali para colocar um driver, podia albergar todo o tipo de outros ficheiros, inclusive maliciosos.

Exit mobile version