A Microsoft tem feito um trabalho intenso para melhorar o Windows em qualquer uma das suas versões. Foca-se agora na última versão lançada, mas continua a procurar otimizar tudo o que tem já disponível para todos. A Microsoft revelou agora como o Windows melhorou o seu desempenho ao longo do último ano.
Foram muitas as áreas onde o Windows melhorou no último ano. Nem todas são visíveis para o utilizador, mas a verdade é que o seu impacto acaba por se sentir no que está acessível. Claro que o desempenho é também uma área essencial e que recebeu melhorias.
A gigante do software procurou assim garantir que as apps tenham um desempenho melhor, apenas com mecanismos simples. Assim, bastou priorizar como estas estão acessíveis aos utilizadores para os resultados serem de imediato visíveis.
O que descobrimos foi que podemos garantir que as apps com as quais o utilizador está a tentar interagir sejam responsivas e priorizadas, e também que, em muitos casos, as apps em segundo plano concluam o arranque mais rapidamente devido à contenção reduzida. Em vez de libertar todas as apps do arranque de uma única vez, moderamos o seu lançamento. Isso ajuda a evitar a contenção significativa no lançamento e garante que a app em primeiro plano com o qual o utilizador está a interagir permaneça eficiente e responsiva.
Estas melhorias beneficiam mais os dispositivos com menos recursos, e medimos uma melhoria de 25 a 50% nos tempos de arranque de apps no período após a autenticação na nossa experiência com várias apps de arranque.
Este trabalho de melhoria do Windows resulta também da avaliação pela Microsoft do comportamento dos utilizadores. É natural que estes tenham muitas apps a serem iniciadas no arranque e isso tem um peso grande nesse momento, sendo assim necessário focar-se aí.
Mais do que explicar um passo único e como o conseguiram resolver, a Microsoft quis também mostrar de forma alargada estas melhorias. Apresentou por isso um conjunto de pontos em que se focou no último ano para dar ainda mais ao Windows e aos seus utilizadores.
- Melhoraram as interações de shell usadas com frequência, como a barra de tarefas, notificações e configurações rápidas em até 15%!
- Deram acesso à produtividade de forma mais rápida, melhorando o tempo necessário para aceder à área de trabalho em 10% e reduzindo o impacto das apps do arranque em mais de 50%.
- Tornaram os PCs mais sustentáveis com as novas recomendações de energia e atualização do Windows com reconhecimento de carbono. Viram assim uma redução média de 6% no consumo de energia os utilizadores que usam as configurações de energia recomendadas
- O Windows 11 é a versão mais confiável do Windows de todos os tempos, com atualizações recentes continuando a melhorar a confiança
- O Microsoft Edge arranca mais rápido do que nunca e economiza memória com recursos como os Sleeping Tabs, que poupa até 83% da memória para separadores em segundo plano
- A nova app Teams para Windows é 2x mais rápida e usa metade dos recursos
Certamente que a Microsoft irá continuar a desenvolver o Windows e a criar melhorias para os utilizadores. Estas vão ser abertas a todos e assim dar acesso a novas otimizações para todos os tipos de equipamentos.