Pplware

E se a Microsoft cobrar uma mensalidade para usar o Windows 10?

Desde que a Microsoft colocou no mercado o Windows 10 que tem procurado encontrar uma forma de monetizar o seu sistema operativo. Várias experiências foram feitas, normalmente envolvendo a loja de aplicações e a presença de publicidade no desktop dos utilizadores.

A Microsoft parece estar a preparar-se para, em breve, apresentar mais uma versão do seu sistema operativo. O Windows 10 pode passar a ser um serviço, havendo uma cobrança mensal para esta nova versão.


O Windows 10 representa uma mudança de peso dentro da estrutura da Microsoft. A empresa deixou de cobrar para a atualização desta nova versão, pelo menos nos primeiros anos de lançamento, e também não cobra nas muitas atualizações que tem lançado.

Uma informação interna da Microsoft veio revelar que, em breve, pode ser lançada mais uma versão, com um modelo de negócio diferente dos que atualmente existem disponíveis. O “Microsoft Managed Desktop” será em breve uma realidade e prepara-se para dar mais aos utilizadores.

Microsoft Managed Desktop

O que é esperado desta nova versão é que a Microsoft faça toda a instalação, gestão e aplicação de atualizações, garantindo que o sistema operativo está sempre funcional e sem problemas.

Tudo aponta para que este seja finalmente a versão Windows-as-a-service e que seja, pelo menos no imediato, uma proposta dirigida às empresas. Apesar de não existir qualquer indicação, é possível que o Microsoft Managed Desktop possa também ser disponibilizado como uma alternativa para os utilizadores domésticos.

Também no campo da especulação, fala-se que o Microsoft Managed Desktop possa ser alargado e que inclua também a disponibilização de hardware focando-se nos Surface ou em computadores fornecidos pelos seus parceiros.

É ainda cedo para conhecer esta proposta da Microsoft, até porque ainda não foi oficialmente anunciada, mas tudo mostra que a Microsoft está novamente a procurar reinventar o mercado e criar com o Windows 10 um foco de rendimento para a empresa.

Exit mobile version