A Microsoft, quando a Internet começou a despontar e a ser uma ferramenta de utilização diária, criou um conjunto de ferramentas para dar mais aos utilizadores. Surgiu assim o Windows Essentials e todas a sua variedade de ferramentas.
Mas como é normal na Microsoft, o tempo de vida das suas aplicações pode ser limitado. É precisamente isso que aconteceu agora ao Windows Essentials, que foi finalmente terminado.
A Microsoft já tinha decidido acabar com o Windows Essentials há algum tempo. Tinha definido o principio do mês de Janeiro de 2017 como data limite e cumpriu agora o prometido. Para terminar a disponibilização do Windows Essentials foi removido o link de download da página oficial.
Mas os utilizadores que tenham o Windows Essentials não se devem preocupar pois as muitas ferramentas disponibilizadas não vão deixar de funcionar. Segundo a Microsoft, esta suite de aplicações apenas deixa de receber suporte e actualizações.
É claro que esta ausência de suporte e de actualizações de segurança acabará por deixar as aplicações vulneráveis a problemas que entretanto surjam. É por isso de ponderar continuar a sua utilização, até porque existem já alternativas disponíveis na Internet. Por outro lado, a própria Microsoft tem já nos seus sistemas operativos mais recentes soluções integradas para algumas das aplicações.
As alternativas da Microsoft ao Windows Essentials
Mesmo tendo a Microsoft terminado com o Windows Essentials e todas as suas ferramentas, os utilizadores não ficaram sem alternativas. Para isso a empresa mostrou como foram substituídas:
- O Correio está disponível como uma aplicação integrada gratuita para o Windows 8.1 e versões posteriores
- A aplicação Fotografias está disponível como uma aplicação integrada gratuita para o Windows 8.1 e versões posteriores
- O Live Writer está disponível como uma solução de open source aberto
- O One Drive é uma funcionalidade in the box para o Windows 8.1 e versões posteriores
- A Segurança Familiar é uma funcionalidade de caixa de entrada para o Windows 8.1 e versões posteriores
Na verdade, o Windows Essentials ainda pode ser instalado recorrendo ao instalador via web ou offline. Desaparece assim uma dos mais bem conseguidos pacotes de aplicações que a Microsoft criou para o Windows.