Pplware

Microsoft está a preparar uma versão ARM do Windows 10?

Com o Windows 10 a Microsoft quis criar um sistema transversal a todas as suas plataformas e a todos os seus mercados. Esse propósito está parcialmente conseguido e as novas versões vão amadurecê-lo.

Mas o que muitos gostavam de ver voltar era o Windows RT, a versão dedicada a processadores ARM. Mas parece que esse é um trabalho que está em curso, ainda com um grande grau de secretismo.

De acordo com a documentação da própria Microsoft, poderá estar para surgir uma versão do Windows 10 dedicada a estes processadores, trazendo de volta toda a filosofia que o primeiro Surface trouxe.

As referências a este novo Windows são ainda muito escassas e foram encontradas apenas numa página de documentação de uma função do Windows, o Audio Engine Core Test.

Nela é possível ver referências a versões ARM do Windows 10, nomeadamente as Home, Pro, Enterprise e Education: “Windows 10 for desktop editions (Home, Pro, Enterprise, and Education) ARM

Curiosamente nessa mesma página surgem outras informações que revelam outras versões “estranhas” do Windows 10. Em particular podemos encontrar uma versão x86 do Windows 10 Mobile, o que pode revelar que a Microsoft se poderá estar a preparar para lançar uma versão deste sistema para smartphones com processador Intel.

Esta versão ARM do Windows 10 poderá ser a resposta que tantos utilizadores do Surface original esperam. Pode também ser a concretização da ideia iniciada em 2012 quando saiu o Windows RT. É apenas necessário que consigam fazer de forma transparente a união com o universo x86 e assim dar as mesmas aplicações a todos os utilizadores.

Esta versão desktop do Windows sempre teve algumas grandes lacunas que a Microsoft não conseguiu resolver. A maior delas era provavelmente a incapacidade de correr aplicações nativas do Windows, o que acabou por afastar os utilizadores desta plataforma.

Depois de ter criado vários “conversores” de aplicações móveis para o Windows 10 Mobile e as Apps Universais, é bem provável que a Microsoft opte por este caminho.

Exit mobile version