Com o Windows 10 e a versão posterior, a Microsoft tomou um caminho diferente no que toca às atualizações. Estas surgem 2 vezes por ano e trazem sempre novidades, já muito avaliadas e testadas até à exaustão.
Claro que isso leva a que a Microsoft tenha de manter prazos menores na manutenção das versões. Assim, porque há mais uma a terminar a sua vida útil, a Microsoft alerta para que sejam feitas as necessárias atualizações.
Apesar de ser algo associado apenas ao Android, também o Windows 10 tem um nível muito grade de fragmentação. Aqui o efeito é muito menor, mas, ainda assim, mantém muitos utilizadores longe das mais recentes versões, na maior parte das vezes por decisão deliberada.
As causas são muitas e focam-se nos problemas que vão surgindo e que posteriormente, são tratados. Assim, estas máquinas ficam desatualizadas e até expostas a problemas que poderiam ser facilmente resolvidos e até evitados.
Para impedir que um novo problema seja criado, a Microsoft está a alertar os utilizadores para uma mudança importante. A versão 20H2 do Windows 10 perderá o suporte já no próximo dia 10 de maio de 2022 e os utilizadores das versões abaixo devem fazer a atualização o mais depressa possível.
- Windows 10 Home, versão 20H2
- Windows 10 Pro, versão 20H2
- Windows 10 Pro Education, versão 20H2
- Windows 10 Pro para estações de trabalho, versão 20H2
Essas edições não vão receber mais atualizações de segurança após o dia 10 de maio de 2022. Todos os que precisarem de suporte por parte da Microsoft após essa data, vão receber a indicação de que devem atualizar os seus dispositivos para a versão mais recente do Windows 10. Só assim haverá suporte.
Curiosamente, nem todas as versões vão ter este cenário. Segundo a Microsoft, as builds 20H2 das versões Enterprise, Education e IoT Enterprise só vão chegar ao fim do serviço no dia 9 de maio de 2023, ou seja, 1 ano depois das restantes.
Esta é uma notificação importante e que todos devem seguir. Se estão ainda na versão 20H2, devem assim que possível atualizar para uma versão mais recente do Windows 10 ou até mesmo dar o salto para o Windows 11. Só assim estarão protegidos e longe de problemas que qualquer falha no sistema da Microsoft possa ter.