Pplware

Microsoft define que 16 GB de RAM é o mínimo para Copilot e mais IA no Windows

A Microsoft tem estado a rechear o Windows com IA e a melhorar constantemente o Copilot. Esta nova capacidade do sistema requer recursos adicionais e por isso a gigante do software tem de definir novos padrões. Assim, e em breve, 16 GB de RAM será o mínimo para o Copilot e mais IA do Windows.


RAM mínima para a IA e o Copilot

É normal que a Microsoft defina os recursos que o seu sistema requer e que devem estar presentes em todos os PCs que o querem correr. Desde cedo que isso é visível, com a definição dos recursos mínimos para o Windows e para que este possa funcionar da forma que os utilizadores necessitam.

Este é um ponto importante porque dá à Microsoft a capacidade de definir os padrões do mercado, em especial para novos PCs. Para muitos, os mínimos são o suficiente, criando assim máquinas talhadas para correr este sistema e que se tornam a base para muitos fabricantes.

Esses recursos mínimos podem em breve mudar, com a gigante do software a estar próxima de apresentar mais um padrão. Falamos da presença de 16 GB para poder usar a totalidade das capacidades IA do Windows, desde o Copilot a outras funcionalidades associadas.

Microsoft define padrão para Windows

A necessidade deste valor de RAM mais elevado, bem como de outro hardware específico, é simples de justificar pela Microsoft. Ainda que muita da capacidade de IA seja central e processada na Cloud, há muita que terá de ser trabalhada localmente, o que aumenta assim as necessidades de recursos.

Certamente que para além deste requisito de memória, outros vão surgir em breve, talhando de forma muito mais precisa o que o Windows necessitará. Falamos de processadores mais recentes, de GPUs com mais processamento e até de NPUs que se complementam e retornam ao Windows as capacidades necessárias.

Com os PCs com IA prestes a chegar ao mercado, a Microsoft precisa de balizar os recursos que o Windows necessitará. Isso certamente que irá mexer no mercado e garantir que estes passam a ser o padrão que todos os fabricantes vão adotar. Neste caso temos já os 16 GB de RAM, um salto importante para todos os que vão comprar um PC novo.

Exit mobile version