Pplware

A Microsoft prepara-se para separar a Cortana da pesquisa do Windows 10

Quando deu a conhecer o Windows 10, a Microsoft mostrou a integração da Cortana neste seu sistema. Esta assistente virtual é hoje uma parte integrante e até essencial no Windows.

Se por um lado esta tem crescido e tornado-se essencial, por outro insiste em manter-se presa às pesquisas. Para ganhar o seu espaço natural, a prepara-se para separar a Cortana da pesquisa do Windows 10.


A build 18317 do programa Insiders parece estar a preparar-se para trazer uma mudança grande no Windows 10. Nesta versão de testes a Microsoft decidiu separar alguns componentes e mantê-los de forma isolada.

Cortana vai separar-se da pesquisa do Windows 10

O caso mais visível é mesmo a separação da Cortana com a pesquisa do Windows 10. Estes vão manter-se na barra de tarefas, mas em áreas distintas e podendo ser usados de formas distintas.

Segundo o que a Microsoft fez saber, esta decisão permite garantir que estes componentes possam ser desenvolvidos de forma isolada e a diferentes ritmos. Também as definições de cada um foi, naturalmente, separado nas Definições.

Microsoft torna mais simples aderir ao Programa Insiders

Outra mudança que pode ser vista na build 18317 é a simplificação da interface do programa Insiders. A ideia é simplificar o processo de adesão e configuração, para assim ser mais fácil ser feito.

A Microsoft removeu todos os elementos desnecessários e limpou esta interface. A própria escolha da versão Insider a seguir está mais simples e direta.

Outras melhorias da build 18317

A instalação de fontes foi também melhorada nesta build. Agora basta arrastar os ficheiros para a interface de Definições para que seja feita a inscrição no sistema operativo.

Há muitas mais novidades, como a separação dos processos do Menu Iniciar, mas que não são vistas pelos utilizadores. A ideia é tornar ainda mais estável esta versão.

Todas estas novidades, bem como as não visíveis, vão ser testadas e avaliadas durante as próximas semanas. Após estarem maduras vão ser integradas na próxima grande atualização do Windows 10.

Exit mobile version